Detran/PR suspende auto-escolas no Norte do PR 25/06/2008 - 16:30

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) suspendeu três Centros de Formação de Condutores (CFCs) e o CEPTRAN (Centro de Ensino Técnico Profissional) de Londrina nesta segunda-feira (23). O CFC Lemac de Cidade Gaúcha foi suspenso por 10 dias por utilizar instrutora não credenciada junto ao Detran para ministrar aulas práticas. O CFC Souza de Goioerê foi suspenso por 30 dias por descumprimento de carga horária, alteração e inclusão de categoria, problemas na estrutura física da auto-escola e deficiência técnica e didática. O CFC Positiva de Londrina foi suspenso por 30 dias e também foi punido por descumprimento de carga horária na formação de candidatos à primeira habilitação. O CEPTRAN foi suspenso por 10 dias por utilizar instrutores não credenciados para ministrar o curso de instrutor de trânsito. Em todos os casos foram suspensos também os diretores e instrutores.

A apuração das irregularidades inicia-se depois de uma denúncia ou por fiscalização de rotina do Detran. “Dependendo do grau das irregularidades variam as punições e prazos, que podem chegar de uma advertência até o cancelamento da credencial da CFC e dos funcionários”, alerta o coordenador da Controladoria Regional de Trânsito (CRT), Herivelto do Carmo.

Os processos agendados dos alunos desses CFCs foram automaticamente paralisados, já que estão vinculados ao Centro de Formação. O Detran/PR recomenda que esses alunos esperem os CFCs voltarem às atividades normais para darem continuidade ao processo. “As pessoas que tiverem reconhecimento de irregularidade ou reclamações de algum Centro de Formação podem encaminhá-las ao Detran”, orienta Carmo.

Assessoria de Imprensa