Detran/PR suspende Centro de Formação de Condutores 03/05/2010 - 11:00

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) suspendeu mais um Centro de Formação de Condutores (CFCs – antigas autoescolas) do Estado. Neste ano já foram descredenciados dois CFCs e outros quatro foram suspensos.

O CFC Tropical LTDA, localizado no município de Foz do Iguaçu foi suspenso por 15 dias, juntamente com seus diretores e uma instrutora. A penalidade foi aplicada após fiscalização, que apurou deficiências técnico-didáticas, a não comprovação do cumprimento de carga horária por alunos do curso de renovaçao e negligência por parte dos diretores nas atividades que lhes são pertinentes.

Está sendo encaminhada cópia deste processo a autoridade policial e ao Ministério Público para que sejam tomadas as providências necessárias e cabíveis pelos órgãos competentes.

Caso haja a comprovação que os candidatos participaram de algum tipo de fraude, os respectivos processos de habilitação serão cancelados e os alunos responderão criminalmente pelos delitos cometidos.

Os processos agendados dos candidatos desse CFC foram automaticamente paralisados. Os candidatos que tenham pressa em concluir os seus processos poderão procurar outra autoescola ou aguardar o retorno das atividades.

A apuração das irregularidades inicia-se depois de uma denúncia ou por fiscalização de rotina do Detran. “Dependendo do grau das irregularidades variam as punições e prazos, que podem chegar de uma advertência a até o cancelamento da credencial do CFC e dos funcionários”, alerta o coordenador da Controladoria Regional de Trânsito (CRT), Herivelto do Carmo.

Carmo informa ainda que o Departamento está finalizando vários processos envolvendo CFCs. Diante disso, podem existir mais suspensões e o descredenciamento de outros Centros de Formação de Condutores.

Assessoria de Imprensa