Detran/PR registra superávit de R$ 120 milhões em 2008 16/12/2008 - 16:32

O Detran/PR estima um superávit financeiro de R$ 120 milhões para 2008. A avaliação foi divulgada nessa terça-feira (16) na Escola de Governo. O diretor geral do Detran/PR, David Antonio Pancotti, apresentou as realizações da instituição durante o ano de 2008, dentre os principais resultados está o acréscimo anual da receita do departamento. “Esse resultado é a soma de diversas ações, como a redução de 50% das despesas com viagens e 80% com telefonia”, disse Pancotti.

O Detran/PR registra redução de gastos desde 2006, quando a economia foi de R$ 244 mil - já no ano seguinte saltou para R$ 50 milhões. Durante a Escola de Governo, também foram comemorados os 70 anos de existência do Detran/PR, que ao longo de sua trajetória ficou reconhecido por suas inovações, seguidas por boa parte dos departamentos de trânsito de outros Estados. “O Detran/PR é um dos departamentos mais bem estruturado do País e referência para muitos”, afirmou Pancotti. O Detran/PR foi o primeiro a implantar o sistema de biometria no País.

Está prevista para 2009 a inauguração da 100ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), em Ribeirão Claro. Segundo o vice-governador, Orlando Pessuti, a cidade comemora 100 anos e integra importante conquista a história do Paraná. “Ribeirão Claro tem significativa contribuição à colonização no Estado. A inauguração dessa Ciretran será mais um marco para cidade”, comentou Pessuti.

SELO COMEMORATIVO – Os Correios lançaram o Selo e Carimbo alusivo aos 70 anos do Detran/PR. “O Selo Postal é uma maneira de propagar a cultura, por meio dele temos como intuito parabenizar a exemplar jornada do Detran”, disse o diretor regional dos Correios no Paraná, Itamar Ribeiro, que participou da solenidade. Ribeiro lembrou que o Detran/PR é o primeiro departamento estadual de trânsito a receber uma homenagem como essa.

HISTÓRICO - Antes de 1938, o trânsito no Paraná era administrado pelas prefeituras municipais. No dia 15 de dezembro de 1938, o governador Manoel Ribas, criou o Departamento do Serviço de Trânsito (DST), ligado à Polícia Civil. A sede ficava onde hoje está o Teatro Guaíra, no Centro de Curitiba. Em 1966 foi feita a mudança para o bairro Tarumã, endereço ocupado hoje pelo Departamento de Trânsito (Detran), denominação que foi dada ao órgão em outubro de 1968. Em 1974 o Detran passou a ser um órgão especial, vinculado à Secretaria de Estado da Segurança Pública. A Lei 7.811, de 29 de dezembro de 1983, transformou o Detran em autarquia.