Detran/PR promove consulta popular sobre trânsito 01/06/2005 - 08:50

Paranaenses poderão indicar os principais problemas do trânsito em suas cidades

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) inicia nesta quarta-feira (1º de junho) uma consulta popular para identificar os principais problemas do trânsito nas cidades paranaenses. A pesquisa faz parte do programa Mutirão pela Vida, cujo objetivo é o de reduzir o número de mortos em acidentes de trânsito no Paraná. Os dados levantados pela pesquisa servirão de base para o planejamento das prefeituras municipais e órgãos estaduais.

"Essa pesquisa é uma extensão dos Fóruns de Trânsito que estamos realizando em todo o Paraná para mobilizar a sociedade civil organizada em torno das questões relativas ao trânsito. Estamos realizando essa consulta popular porque ninguém melhor do que os pedestres e motoristas para indicar quais os principais problemas do trânsito nas cidades", explica o diretor geral do Detran/PR, Marcelo Almeida.

Com o mote "Você estará ajudando a melhorar o trânsito em sua cidade", a pesquisa está sendo realizada nas sedes das 98 Ciretrans existentes no Estado, onde foram instaladas urnas para o recolhimento dos formulários da pesquisa. Qualquer cidadão poderá solicitar a um funcionário do Detran/PR a cédula de votação para participar da consulta.

Na cédula, o cidadão poderá assinalar os três principais problemas do trânsito em sua cidade entre as seguintes opções: excesso de velocidade dos motoristas, falta de cuidado dos pedestres, falta de fiscalização policial, falta de sinalização nas ruas, má conservação das ruas, falta de calçadas para os pedestres, falta de orientação para os ciclistas, falta de orientação para os motociclistas, falta de planejamento do tráfego urbano e desrespeito às regras de segurança no trânsito. Além de apontar os problemas, o cidadão tem a oportunidade de indicar soluções práticas para a melhoria do trânsito em sua cidade.

"Queremos reunir os dados da pesquisa por cidade e encaminhar o resultado da pesquisa aos prefeitos e vereadores, auxiliando no processo de planejamento urbano das cidades. Nosso objetivo é o de identificar problemas e encontrar soluções para que o trânsito nas cidades paranaenses possa melhorar de verdade", destaca Almeida.

Todas as pessoas que participarem da consulta popular Mutirão pela Vida serão informadas do resultado da pesquisa e do encaminhamento dado pelo Detran/PR aos Órgãos municipais e estaduais. Qualquer informação sobre a pesquisa pode ser junto à Central de Atendimento ao Cidadão do Detran/PR por meio do telefone 0800-643-7373.