Detran/PR lança cartão telefônico Paz no Trânsito 11/02/2004 - 09:40

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) e a Brasil Telecom lançaram na terça-feira (10) o cartão telefônico do programa “Mutirão Pela Vida”. A mensagem escrita no cartão pede “Paz no trânsito” e alerta o motorista sobre os perigos de dirigir embriagado e em alta velocidade. Duzentos e cinqüenta mil cartões estão sendo colocados em circulação no Paraná.

“O consumo de álcool aliado à direção e ao excesso de velocidade é o principal motivo de mortes em acidentes de trânsito”, afirma o diretor do Detran/PR, Marcelo Almeida. Dados estatísticos revelam que o motorista está sob efeito de álcool em pelo menos 50% dos acidentes com mortes registrados anualmente no Paraná.

O programa “Mutirão Pela Vida”, lançado pelo Detran/PR em junho do ano passado, tem como principal meta reduzir o número de mortes no trânsito do Paraná. “Para atingir essa meta, é necessário o envolvimento de todos os setores da sociedade. Só vamos reduzir o número de mortes no trânsito se conscientizarmos os motoristas”, afirma Almeida.

Para o diretor de Relações Institucionais da Brasil Telecom, Leoncio Vieira de Rezende Neto, a confecção do cartão telefônico especial é “uma oportunidade única que a empresa tem de participar do programa ‘Mutirão pela Vida’, contribuindo na humanização do trânsito". “Estamos exercitando nossa responsabilidade social”, completa.

O consumo de álcool em excesso diminui a consciência do perigo, o sentido de alerta, retarda os reflexos e dificulta as reações rápidas e precisas. A dosagem máxima de álcool permitida pelo Código de Trânsito Brasileiro é de 0,6 miligramas por litro de sangue. O motorista que for flagrado dirigindo com dosagem alcoólica acima da permitida comete infração gravíssima, paga multa de R$ 957,00 e tem sua carteira de habilitação suspensa.