Detran/PR lança Semana Nacional de Trânsito 16/09/2010 - 16:20

Com o tema “Cinto de Segurança e Cadeirinha”, o Detran/PR abre a semana Nacional de Trânsito, que teve início no último sábado (18). As ações serão realizadas em parques, shoppings e ruas de Curitiba. O objetivo é expor a importância e a necessidade do uso do cinto de segurança e dos dispositivos de retenção adequado às condições da criança.

Os acidentes no trânsito ainda apresentam índices altos. Somente no primeiro semestre de 2010, cerca de 23 mil pessoas foram vítimas de acidentes. Em relação às crianças na faixa etária de 0 a nove anos, a estatística é alarmante, pois das 734 crianças que foram vítimas de acidentes, 17 morreram.

O uso do cinto de segurança pelo condutor e pelo passageiro do banco dianteiro reduz em 50% o risco de morte em uma colisão de trânsito. No Brasil, em 2008, segundo uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), 11% dos passageiros utilizam o cinto no banco traseiro. O risco de morte de um condutor utilizando o cinto de segurança, como resultado de um passageiro do banco traseiro sem cinto, é cinco vezes maior do que seria se esse passageiro estivesse retido pelo cinto. No Paraná cerca de 61 mil condutores foram notificados por dirigir sem o cinto de segurança no primeiro semestre deste ano.

As ações da Semana Nacional de Trânsito incluem orientações e distribuição de material educativo em um estande no Parque Barigui. Os eventos encerram-se no dia 25.

Confira o cronograma