Detran/PR investe em Educação para o Trânsito 10/09/2007 - 11:00

Projeto “Comunidade e Trânsito” serviu como base para a criação de outro programa de ações educativas do Detran/PR voltado para crianças e adolescentes


Durante a apresentação do programa Fica Comigo da Secretaria de Estado da Educação (SEED), realizada dia 29 de agosto no Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba, foi apresentado o projeto “Comunidade e Trânsito” desenvolvido pelo Detran/PR. Assim como ocorreu em 2006, as mobilizações do “Comunidade e Trânsito” serão realizadas em conjunto com o projeto Fica Comigo.

Durante as reuniões deste projeto, que acontecem nos núcleos regionais de educação (NRE), serão abordados, por meio de palestras e oficinas, temas como trânsito, violência e trabalho infantil.

A intenção do Detran/PR, com a realização do projeto Comunidade e Trânsito, é a criação de núcleos de trânsito, nos municípios paranaenses, e também a conscientização da comunidade sobre os riscos que o trânsito traz, principalmente para as crianças.

“Os problemas do trânsito refletem diretamente na escola. Uma criança que sofre um acidente de trânsito tem grandes chances de apresentar queda em seu rendimento escolar, visto que o mais simples dos acidentes pode fazer com que ela seja obrigada a faltar aulas para realizar o devido tratamento médico. E, se a lesão é mais grave, ela tem seu desenvolvimento prejudicado, devido às seqüelas do acidente, podendo até ser mais um motivo para o afastamento das crianças dos bancos escolares, agravando o problema da evasão escolar. Por isso é importante que exista uma mobilização de todos os cidadãos para se construir um comportamento consciente e cooperativo no trânsito”, explica Maria Helena Gusso Mattos, coordenadora da Divisão de Educação para o Trânsito do Detran/PR.

No final do evento o Detran/PR vai distribuir para cada representante um kit disponibilizando a palestra em DVD e uma cartilha que explica de que forma a comunidade pode criar um núcleo para buscar soluções no trânsito do município. As secretarias de educação de cada cidade também receberão um kit, voltado para o professor, com material educativo sobre o trânsito, para que se possa trabalhar o tema em sala de aula.

Comunidade e Trânsito Jovem
Neste ano também será lançado o programa “Comunidade Trânsito Jovem”. “Este novo projeto surgiu na esteira do sucesso do ‘Comunidade e Trânsito’, e também atenderá as necessidades dos adolescentes e crianças, posto que este grupo é um dos mais afetados pelos acidentes de trânsito”, diz Christofer Borges da Cruz, funcionário da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (COET) e integrante da equipe que coordena o projeto. O projeto “Comunidade Trânsito Jovem” utilizará as mesmas ferramentas do “Comunidade e Trânsito”, só que agora voltada para o grupo formado por crianças e adolescentes, utilizando as estruturas dos Grêmios Estudantis como base para expandir o projeto entre os jovens paranaenses. Nos dias 29 e 31 de agosto foram realizadas duas apresentações deste projeto nos NRE da Região Norte Metropolitana de Curitiba e da Região Sul Metropolitana de Curitiba.

Confira ao lado as próximas cidades em que as equipes dos projetos irão visitar e ajude o programa a se fortalecer e solidificar em sua região.

COMUNIDADE TRÂNSITO JOVEM
11/09 – Goioerê/ Campo Mourão
12/09 – Assis/ Toledo
13/09 – Ivaiporã/Pitanga
03/10 – Maringá/Apucarana
04/10 – Londrina/ Cornélio Procópio
05/10 – Jacarezinho/Ibaiti
15/10 – Ponta Grossa/ Irati
16/10 – Paranaguá
29/10 – Foz do Iguaçu/Cascavel
30/10 – Dois Vizinhos/ Francisco Beltrão
31/10 – Pato Branco/Laranjeiras do Sul
05/11 – Paranavaí/Loanda
06/11 – Cianorte/Umuarama

COMUNIDADE E TRÂNSITO
24 e 25/09 – Telêmaco Borba
27 e 28/09 – Região Metropolitana Sul
09 e 10/10 – Guarapuava
23 e 24/10 – Wenceslau Braz
25 e 26/10 – Ibaiti
05 e 06/11 – Cornélio Procópio
07 e 08/11 – Jacarezinho