Detran/PR investe R$ 3,1 milhões na sinalização de 18 municípios 17/11/2006 - 09:32

Iniciativa faz parte do Mutirão pela Vida, que objetiva reduzir mortes em acidentes

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) está investindo R$ 3,1 milhões na sinalização viária de 18 municípios paranaenses. O convênio, assinado hoje (22) pelo governador Roberto Requião e pelo diretor geral do Detran/PR, Marcelo Almeida, é mais uma das ações do programa Mutirão Pela Vida, que tem como objetivo reduzir o número de mortes em acidentes de trânsito no Paraná. O mesmo programa já destinou R$ 30 milhões para a recuperação de estradas, numa parceria com o DER.

O investimento na sinalização leva em conta que a falta de sinalização adequada nas cidades é um dos principais motivos dos acidentes de trânsito. No entanto, para o diretor do Detran/PR, não basta que as cidades sejam bem sinalizadas, o motorista precisa ter a consciência de que deve respeitar a sinalização. "Por esse motivo é que dentro do Mutirão Pela Vida a educação para o trânsito é uma das ações mais importantes".

Os municípios beneficiados são Colombo, Campina Grande do Sul, Guaratuba, Guarapuava, Apucarana, Cambará, Dr. Camargo, Faxinal, Pitanga, Ubiratã, Palmas, Coronel Vivida, Mangueirinha, Laranjeiras do Sul, Terra Roxa, São Miguel do Iguaçu, Planalto e Ampére. Todos receberão sinalização vertical e horizontal.

Esses municípios estão sendo contemplados por terem sinalização precária ou nenhuma sinalização, além de não possuírem recursos para realizar investimentos. Apucarana é um deles. A cidade, de 712 mil habitantes, receberá R$ 250 mil do Detran/PR. O prefeito Valter Aparecido Pegorer explica que a sinalização de Apucarana é carente e o município não possui recursos para melhorá-la. "É por isso que a iniciativa do Detran/PR deve ser destacada, em especial pela preocupação em preservar vidas".

O prefeito de Guarapuava, Vitor Hugo, também afirma que os recursos serão fundamentais para a segurança no trânsito da cidade. "Nesses últimos anos a cidade cresceu muito e a sinalização não acompanhou o ritmo", explica. Guarapuava receberá R$ 270 mil.

O coordenador de Engenharia do Detran/PR, João Marcos Pereira, diz que a previsão é sinalizar pelo menos mais 40 municípios nos próximos dois anos. Todo os municípios que receberão os recursos elaboraram seus próprios projetos de sinalização, que foram analisados e readequados pela equipe técnica do Detran/PR. Com a assinatura do convênio, o Detran/PR iniciará o processo de abertura de licitação para contratação das empresas que executarão as obras, sob fiscalização do próprio Departamento.