Detran/PR investe R$ 17,39 milhões na sinalização dos municípios 16/11/2006 - 09:35

Convênio com 98 municípios foi assinado hoje pelo diretor geral do Detran/PR

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) está investindo R$ 5.379.180,51 na sinalização viária de 98 municípios. Os investimentos incluem recursos para sinalização vertical, horizontal e semafórica e fazem parte do programa Mutirão pela Vida, lançado pelo Detran/PR para reduzir os acidentes fatais nas ruas e estradas do Paraná. Em 2004, o Detran/PR já havia investido cerca de R$ 2 milhões na sinalização de 18 municípios e deve investir mais R$ 10 milhões, ainda neste ano, em projetos de sinalização de mais 70 cidades paranaenses. O total de investimentos chega a R$ 17,39 milhões.

O convênio para o repasse dos recursos foi assinado hoje (07), durante a reunião do secretariado, pelo vice-governador Orlando Pessuti, pelo diretor geral do Detran/PR, Marcelo Almeida, e pelos prefeitos municipais. Segundo o diretor geral do Detran/PR, a sinalização precária ou a falta dela é um dos grandes responsáveis pelos acidentes de trânsito. ?Os municípios que estão sendo beneficiados são justamente aqueles que possuem sinalização precária ou nenhuma sinalização, além de não possuírem recursos para realizar investimentos?, explica Marcelo Almeida.

Para o prefeito de Medianeira, Elias Carrer, as melhorias na sinalização viária são necessárias há muito tempo, mas por falta de recursos e técnicos especializados foram deixadas sempre em segundo plano. ?Com os recursos do Detran/PR e o apoio técnico que tivemos no desenvolvimento do projeto da sinalização da nossa cidade, tenho certeza de que haverá uma melhoria significativa no trânsito de Medianeira?, afirma. A cidade receberá investimentos de R$ 179.792,80.

Palotina, outro município beneficiado pelo Programa Mutirão pela Vida, firmou convênio no valor de R$ 163.281,80, que serão aplicados na sinalização horizontal, vertical e semafórica. Segundo o prefeito Elir de Oliveira, a sinalização horizontal será melhorada e ampliada, principalmente com a pintura de novas faixas de pedestres e preferenciais. ?Temos muitos acidentes envolvendo pedestres e ciclistas e por isso é tão importante melhorar a nossa sinalização?, comenta.

Balanço - Durante a assinatura dos convênios, Almeida fez um balanço de sua gestão no Detran/PR, destacando os investimentos na recuperação das estradas, que totalizaram R$ 393 milhões. ?Os acidentes nas estradas matam três vezes mais do que os acidentes nas ruas das cidades e por isso essa parceria que o Detran/PR fez com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) é tão importante?, afirma.

Almeida também destacou a compra de equipamentos para a Polícia Militar. Mais de R$ 100 milhões foram investidos na compra de novas viaturas, motos, guinchos, coletes a prova de bala e armas de fogo, para aumentar a fiscalização em todo o Estado. ?Com a polícia equipada, acabamos com a sensação de impunidade daquele que dirige embriagado e comete crimes no trânsito?, diz Almeida.

(BOX)
Municípios beneficiados pelo Programa Mutirão pela Vida do Detran/PR: Altônia, Ampére, Arapongas, Araucária, Barbosa Ferraz, Barracão, Borrazópolis, Braganey, Cafezal, Califórnia, Cambe, Cambirá, Campina da Lagoa, Campo Mourão, Cândido de Abreu, Capanema, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Catanduvas, Chopinzinho, Cianorte, Cidade Gaúcha, Clevelândia, Colorado, Cornélio Procópio, Coronel Vivida, Cruzeiro do Oeste, Curiúva, Dois Vizinhos, Engenheiro Beltrão, Francisco Beltrão, Florestópolis, Grandes Rios, Guaíra, Guaraniaçu, Ibaiti, Ibema, Ibiporã, Icaraíma, Ivaiporã, Imbituva, Iporã, Irati, Iretama, Itapejara do Oeste, Jandaia do Sul, Jataizinho, Juranda, Jussara, Laranjeiras do Sul, Lidianópolis, Loanda, Luiziana, Maborê, Mandaguari, Maria Helena, Marumbi, Mauá da Serra, Matelândia, Medianeira, Moreira Sales, Nova Aurora, Nova Esperança, Nova Londrina, Nova Santa Rosa, Nova Olímpia, Palmas, Palotina, Pato Branco, Palmeira, Pérola, Pinhal de São Bento, Piraquara, Pranchita, Primeiro de Maio, Prudentópolis, Quedas do Iguaçu, Rancho Alegre do Oeste, Realeza, Roncador, Rolândia, Rondon, Santa Izabel do Ivaí, Santa Izabel do Oeste, Santa Lucia, Santa Terezinha de Itaipu, São Tomé, São João, São Jorge do Oeste, São Jorge do Patrocínio, Sertanópolis, Terra Boa, Terra Roxa, Toledo, Tuneiras do Oeste, Verê, Virmond e Xambrê.