Detran/PR inicia implantação de novo sistema de informática 12/01/2006 - 09:40

Novo sistema dará início ao curso de atualização para renovação da CNH

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) começa a instalar nesta segunda-feira (16), em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba, o novo sistema de informática do órgão, que permitirá mais agilidade e eficiência no atendimento ao cidadão.

Com a implantação do novo sistema de informática, o Detran/PR começa a cobrar em Campo Largo, a partir do dia 06 de fevereiro, o curso de atualização dos motoristas habilitados antes de 1998 para renovar a carteira. Portanto, os motoristas da cidade cujas carteiras de habilitação vencem do dia 06 de fevereiro em diante deverão ter freqüentado o curso de 15 horas aulas em um Centro de Formação de Condutores (CFCs) ou dar entrada no processo de renovação do documento na Ciretran para poder agendar a prova. Os CFCs de Campo Largo já estão preparados para oferecer o curso.

O piloto do novo sistema de informática do Detran/PR deve ficar em teste na Ciretran de Campo Largo até o final de fevereiro. Transcorrido esse prazo, ele passa a ser instalado nas outras 98 Ciretrans do Estado, juntamente com a exigência da atualização para renovar a carteira de habilitação. A previsão é que o novo sistema esteja implantado em todo o Estado até o final do primeiro semestre de 2006.

O curso de atualização para renovar a carteira dos motoristas habilitados antes de 1998 é uma exigência das Resoluções 168/169 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Os motoristas paranaenses que ainda não têm os conteúdos de Direção Defensiva e Primeiros Socorros exigidos pelas Resoluções terão duas opções. A primeira é estudar o conteúdo disponibilizado no site do Detran/PR (www.pr.gov.br/detran) no link ?Curso de Atualização? e fazer gratuitamente uma prova com 30 questões na Ciretran mais próxima. A outra é freqüentar 15 horas aula em um Centro de Formação de Condutor (CFC) credenciado pelo Detran/PR. Quem freqüentar o curso presencial é dispensado da prova.

O condutor que optar pela prova terá duas chances de ser aprovado. Quem não atingir os 70% necessários para aprovação nas duas tentativas terá que se submeter às aulas presenciais em um CFC. Os motoristas habilitados antes 1998, mas que passaram pelo curso de reciclagem para condutores infratores do Detran/PR, estão automaticamente dispensados.

No Paraná, 2,1 milhões de condutores terão que passar pelo curso. Os motoristas habilitados antes de 1998 que renovarem suas carteiras sem fazer a prova ou passar pelo curso terão que fazê-lo no próximo vencimento do documento.

O Detran/PR reforça que a renovação da carteira de habilitação só pode ser feita até 30 dias antes do vencimento.