Detran/PR forma primeira turma do Programa de Capacitação para Gestores de Trânsito 20/03/2008 - 11:10

Neste último final de semana, a primeira turma de 28 profissionais, entre chefes e funcionários, concluíu o Programa de Capacitação para Gestores de Trânsito em Maringá, organizado pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) em parceria com a Escola de Governo. Foram quatro módulos em cinco finais de semana, que abordaram temas ligados diretamente com a atividade cotidiana dos alunos, como liderança (habilidade, competência, comportamento, atitudes, comprometimento), relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, processo de mudança, comunicação e tomada de decisões. No último módulo, gerenciado pela professora Rosângela Mazzia Rodrigues da Universidade Estadual de Maringá (UEM), foram abordados os temas gestão de pessoas, administração de conflito, estresse organizacional e pessoal, processo de negociação, ética organizacional e profissional, atendimento ao cliente e direito do consumidor.

Para a professora, o grupo se destacou pela participação e até mesmo com os questionamentos que surgiram no decorrer do curso. “Percebi que existe uma vontade muito grande dos participantes em mudar. Inclusive em um trabalho que eles desenvolveram sobre plano de mudanças, em que fizeram propostas de sistema de melhorias”.

A coordenadoria de Recursos Humanos nos cursos de capacitação para os chefes das Ciretrans é um instrumento para melhor desenvolver a formação dos funcionários, já que a idéia surgiu da própria gestão institucional. Segundo o coordenador de Recursos Humanos, Edson Rasera, a importância deste curso é proporcionar um processo de conscientização para mudança no sentido de estar sempre buscando a melhoria de relacionamentos entre todos os funcionários. “Hoje, não está fácil gerenciar uma Ciretran em decorrência do aumento substancial da frota e as solicitações da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Se os funcionários estiverem melhor capacitados para as suas funções, eles poderão desenvolver melhor as atividades nas unidades, que com o curso facilitará a gestão da Ciretran”, diz.

O objetivo do curso é criar uma interação entre o chefe da Ciretran e o funcionário que geralmente responde na sua ausência, como também rever a estrutura organizacional. A cidade de Londrina já está trabalhando o terceiro módulo e as próximas cidades que iniciarão o programa são Curitiba, Umuarama, Jacarezinho, Cascavel e Guarapuava.

Assessoria de Imprensa