Detran/PR e Polícia Militar intensificam fiscalização de motos 24/01/2006 - 09:40

Operação Pinçamento apreende motos em situação irregular e assaltantes

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) e a Polí­cia Militar realizam hoje (terça-feira), As 14 horas, a Operação Pinçamento. O objetivo é apreender motos em situação irregular e conter os crimes praticados por motociclistas.

Segundo o diretor geral do Detran/PR, Marcelo Almeida, o Paraná tem hoje 458.995 motocicletas e a estimativa é de que 20% delas estejam em situação irregular, com multas e impostos atrasados e sem equipamentos obrigatórios. A frota de motocicletas cresce a cada dia, assim como o número de acidentes. Com a fiscalização intensa, queremos reduzir esses números e oferecer um trânsito mais seguro para a população.

No ano passado, somente na capital, morreram 34 motociclistas, um crescimento de 36% em comparação a 2004, quando morreram 25 motociclistas. No Paraná, o crescimento foi de 6,6%. Foram 113 motociclistas mortos somente no primeiro semestre de 2005, contra 106 no mesmo perí­odo de 2004. A frota de motos, por sua vez, aumentou cerca de 15% no ano passado.

Em cada operação, são apreendidas de 30 a 50 motos. Segundo o comandante da Operação, tenente Omar Bail, a maioria estão sem equipamentos obrigatórios e com a documentação irregular. Bail explica que a Operação Pinçamento é diferente das blitze, pois é feita a abordagem seletiva dos motociclistas e não quantitativa.

Os motociclistas estão sendo abordados nas ruas e trazidos a base de triagem. As motos que apresentam problemas técnicos, estão sendo abordados motociclistas que andam em duplas ou seguidos por um automóvel, que são os perfis mais comuns dos assaltantes, conta. De acordo com Bail, os crimes praticados por motociclistas estão crescendo aceleradamente na capital. A Operação Pinçamento ocorrerão todas as semanas, em horários e locais diferentes.



Operação Pinçamento

Dia: Terçaa-feira (24)

Horário: 14 horas

Local: Rua Cel. Menna Barreto Monclaro (entre a R. Brigadeiro Franco e a R. Desembargador Motta).