Detran/PR desenvolve sistema que acelera tramitação de processos 09/12/2008 - 09:00

O Detran/PR em parceria com o Sindicato dos Despachantes (Sindepar) implantou novo sistema de processos de veículos. “Nos 4 meses de funcionamento do sistema as empresas de despachantes já perceberam uma redução de 44% nos processos pendentes no Detran”, afirma o presidente do sindicato Everton Calamucci.

O projeto que chamou à atenção de sindicatos e departamentos de trânsito de outros estados é totalmente interligado com a base do Detran. O sistema, além de ser mais ágil, repassa a informação ao atendente no exato momento em que está sendo cadastrado o requerimento de documentação.

O processo que demorava cerca de seis dias para ser concluído, hoje demora em média de um a dois dias. Essa agilidade trouxe satisfação para os usuários do Detran e aos despachantes que conseguem finalizar seus processos de forma mais rápida.

Segundo Helcio José de Góis, despachante em Curitiba, a adaptação ao sistema foi muito boa, pois proporcionou um atendimento mais rápido ao usuário. “Anteriormente vários processos eram indeferidos por informações incorretas. Hoje, esse tipo de divergência não ocorre, pois o sistema não permite alterações no cadastro do veículo”, comenta.

David Antonio Pancotti, Diretor Geral do Detran/PR, avalia que para o departamento esse novo procedimento trouxe, além da maior agilidade, uma diminuição significativa nas ocorrências de processos indeferidos. “Desta forma, evitamos a análise de dois ou mais processos do mesmo veículo por erros de digitação ou desatenção”, afirma.

Informações para Imprensa