Detran/PR corta gastos e investe em melhorias 09/03/2007 - 14:10

No ano passado, 1,3 milhão de pessoas foram abordadas por alguma das ações educativas do Departamento de Trânsito do Paraná

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) realizou, no ano de 2006, grandes investimentos na área de educação para o trânsito e na comodidade do cidadão que procura os serviços do órgão. Os gastos também foram reduzidos em quase 50%, o que garante mais investimentos em melhorias internas e externas, como a recuperação de estradas, para o ano de 2007.

O Detran/PR reduziu 42% dos gastos com materiais de consumo no último ano. As despesas passaram de R$ 4,7 milhões para R$ 2,7 milhões, o menor valor dos últimos quatro anos. Gastos com viagens, transportes, diárias e serviços de consultoria também reduziram quase que pela metade. Em 2005 foram gastos R$ 32,5 milhões e em 2006 essas despesas foram reduzidas para R$ 16,1 milhões.

Os funcionários do Detran/PR também foram beneficiados com os investimentos. Ao todo, 545 funcionários receberam treinamento com cursos especializados, inclusive bolsa integral de graduação em trânsito.

As ações de educação para o trânsito estão se intensificando cada vez mais. Apenas no ano passado, 1,3 milhão de pessoas foram abordadas por alguma das ações educativas. Para expandir a conscientização sobre os perigos do trânsito, o Detran/PR lançou o portal de Educação para o Trânsito, que traz subsídios para os professores trabalharem com o tema trânsito dentro das salas de aula. “Educar as crianças é a esperança para que o trânsito do futuro seja mais consciente”, afirma o diretor geral do Detran/PR, Cel. David Antônio Pancotti. No final de 2006 foi realizado o projeto Comunidade e Trânsito, que visa criar núcleos de trânsito e conscientizar a comunidade sobre os riscos que o trânsito traz.

Na área de informática, o Detran/PR investiu R$ 35,6 milhões em equipamentos, sistemas, novas instalações e respectiva manutenção. Ao todo, foram 104 unidades beneficiadas com os recursos. Nenhuma das 99 Ciretrans do Paraná ficou de fora dos projetos de informática. As áreas de atendimento dos setores de habilitação e veículos ganharam um novo sistema, implantado gradativamente, que garante a interatividade desses dois setores. Para 2007, está previsto um investimento inicial de R$ 37,3 milhões que vão garantir mais uma etapa dos sistemas de habilitação e veículos, além de outros investimentos.

Para diminuir o tempo de espera no pagamento de taxas, o Detran/PR conta com um correspondente do Banco Popular do Brasil que auxilia o Banco do Brasil no atendimento das cobranças. São duas mil taxas de serviços recolhidas por dia, apenas na unidade do Detran do Tarumã, onde está instalado o Banco Popular do Brasil.

A iniciativa da integração do Detran/PR com os Centros de Formação de Condutores (CFC’S) também aconteceu em 2006. Com o objetivo se unir para formar bons condutores, o primeiro encontro reuniu cerca de 450 pessoas. Em 2007 também está prevista a amplitude de comunicação com os despachantes para melhorar o entrosamento e a agilidade dos processos.