Detran/PR capacita agentes de trânsito de Ponta Grossa 17/09/2004 - 09:20

Detran/PR capacita agentes de trânsito de Ponta Grossa
Formação dos agentes faz parte do processo de municipalização do trânsito local

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) realiza, entre os dias 20 de setembro e 1º de outubro, o curso de capacitação dos agentes municipais de trânsito de Ponta Grossa. Desenvolvido em parceria com a Prefeitura, o curso vai formar 22 agentes de trânsito, já concursados, que atuarão na fiscalização do trânsito local, que passou a ser gerenciado pelo município este ano.

Assim como Ponta Grossa, todas as cidades paranaenses que se integrarem ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT) terão os seus agentes capacitados pelo Programa do Detran/PR. No ano passado, o curso foi realizado em Fazenda Rio Grande.

A Capacitação de Agentes Municipais de Trânsito é uma das ações do Mutirão pela Vida, o programa que tem como objetivo reduzir os acidentes fatais no trânsito paranaense. Além da formação nas áreas de autuação e infração, o curso conscientiza o futuro agente sobre a importância da educação de trânsito para a redução dos acidentes e mortes nas vias municipais.

O curso também busca a padronização dos procedimentos administrativos e convênios entre o órgão estadual e o municipal. São 80 horas-aula, sobre infrações de trânsito, Cidadania, Código de Trânsito Brasileiro, Direção Defensiva, Primeiros Socorros, Operação de Trânsito, Sinalização e Práticas de Autuação.

Além de Ponta Grossa e Fazenda Rio Grande, outros dez municípios do Paraná já fazem parte do SNT: Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Dois Vizinhos, Paranaguá, Califórnia e Apucarana.