Detran/PR: Foz do Iguaçu, Dois Vizinhos e Pato Branco recebem a Caravana do “Comunidade Trânsito Jovem” 29/10/2007 - 11:00

"Projeto pretende mobilizar os jovens para atuarem na prevenção de acidentes e melhoria do trânsito"

Em 2007 as atividades do “Comunidade e Trânsito” continuam, mas agora com a companhia do novo programa “Comunidade Trânsito Jovem”. A intenção do Detran/PR, com a realização destes projetos, é a criação de núcleos de trânsito nos municípios paranaenses, e também a conscientização da comunidade sobre os riscos que o trânsito traz, principalmente para as crianças. Nos dias 29, 30 e 31 de outubro, as cidades de Foz do Iguaçu, Dois Vizinho e Pato Branco, respectivamente, receberão as equipes que coordenam os projetos.

“Os problemas do trânsito refletem diretamente na escola. Uma criança que sofre um acidente de trânsito tem grandes chances de apresentar queda em seu rendimento escolar, visto que o mais simples dos acidentes pode fazer com que ela seja obrigada a faltar aulas para realizar o devido tratamento médico. E, se a lesão é mais grave, ela tem seu desenvolvimento prejudicado, devido às seqüelas do acidente, podendo até ser mais um motivo para o afastamento das crianças dos bancos escolares, agravando o problema da evasão escolar. Por isso é importante que exista uma mobilização de todos os cidadãos para se construir um comportamento consciente e cooperativo no trânsito”, explica Maria Helena Gusso Mattos, coordenadora da Divisão de Educação para o Trânsito do Detran/PR.

O Detran/PR oferece suporte para que o programa se desenvolva. Para isso ocorrer, durante a apresentação do projeto, que é a primeira etapa chamada de sensibilização, acontecem palestras e debates sobre o trânsito, tanto no âmbito geral do assunto, como nas questões mais específicas de determinada região. Materiais educativos são distribuídos e são explicados os procedimentos necessários para a formação dos núcleos e comissões de trânsito. “Depois que realizamos a sensibilização, aguardamos o retorno da comunidade e o seu interesse em formar os núcleos e comissões de trânsito, que irão tratar do assunto em sua região. Fornecemos apoio técnico, com o envio de material e suporte com informações sobre o tema. Porém, este não é o fim do projeto, ele é contínuo, sem data para acabar, afinal melhorias no trânsito sempre serão necessárias, e nossa intenção é formar grupos que possam auxiliar nestas melhorias de forma continuada”, conta Maria Helena Mattos.

Comunidade e Trânsito Jovem

Neste ano foi lançado o programa “Comunidade Trânsito Jovem”. “Este novo projeto surgiu na esteira do sucesso do ‘Comunidade e Trânsito’, e também atenderá as necessidades dos adolescentes e crianças, posto que este grupo é um dos mais afetados pelos acidentes de trânsito”, diz Christofer Borges da Cruz, funcionário da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (COET) e integrante da equipe que coordena o projeto. O projeto “Comunidade Trânsito Jovem” utilizará as mesmas ferramentas do “Comunidade e Trânsito”, só que agora voltada para o grupo formado por crianças e adolescentes, utilizando as estruturas dos Grêmios Estudantis como base para expandir o projeto entre os jovens paranaenses.
Em outubro as cidades de Foz do Iguaçu, Dois Vizinho e Pato Branco irão receber as equipes que coordenam este projeto, as quais apresentarão a estrutura do “Comunidade Trânsito Jovem” para a população destes municípios.

Confira as próximas cidades em que as equipes dos projetos estarão:

COMUNIDADE TRÂNSITO JOVEM

29/10 – Foz do Iguaçu – Rua Naipi, 237, Centro (Colégio Estadual Monsenhor Guilherme). Contato direto na cidade: Quelen (45 – 3528 9697).
30/10 – Dois Vizinhos – Rua José Marcante, Jardim Marcante (Clube do Professor Duovizinhense). Contato direto na cidade: Eva (46 – 3536 4575).
31/10 – Pato Branco – Rua Jacireton, 450, Centro (Teatro Municipal Naura Rigon). Contato direto na cidade: Rosa Maria (46 – 3225 9115 ou 3225 8925).
* As palestras e atividades do projeto começam sempre às 13h30.

Assessoria de Imprensa Detran/PR