Detran se prepara para aumento de 30% na procura no fim de ano 11/11/2011 - 16:50

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) adota medidas que agilizam o atendimento ao público no final de ano. Até começo de março, por causa do período de férias e do 13.º salário, a procura pelos serviços, principalmente ligados à primeira habilitação, é quase 30% maior que nos outros meses.

Em Curitiba, por exemplo, a expectativa é que o número de processos suba dos atuais 500 abertos por dia, para até 700. “Já implementamos algumas ações ao longo do ano, principalmente para atender a demanda reprimida que vinha desde o ano passado, e agora vamos reforçar o atendimento nas cidades e serviços com maior procura”, explicou o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

A criação do sistema Detran Fácil, que permite fazer pela internet a segunda via do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo, emissão definitiva da Carteira Nacional de Habilitação, segunda via da CNH e segunda via da Permissão Internacional para Dirigir, é uma das mudanças principais. Desde maio, quando foi lançada, a ferramenta já tirou mais de 30 mil pessoas dos balcões da autarquia.

Os mutirões de exames práticos e teóricos de direção, que atenderam 12.124 pessoas em 45 edições, vão continuar e algumas cidades terão esquemas especiais de testes, como já aconteceu em Londrina, Maringá e Ponta Grossa, onde o Detran dobrou o número de examinadores e aumentou em até 120% a capacidade de atendimento. Hoje, em todo Paraná, a espera dos candidatos para fazer as provas é de no máximo 15 dias. No mesmo período do ano passado esse prazo era de até dois meses.

PREPARO - Segundo o coordenador da Assessoria de Assuntos Operacionais do Detran, Abdo Tarbine, o movimento está sendo monitorado nas 101 unidades do Departamento do Estado e, conforme a necessidade, funcionários serão remanejados para atender os municípios com maior procura.

“Estamos preparados para atender os usuários com traquilidade e eficiencia. O aumento na procura pelos serviços do Detran neste período é normal e acontece todo ano, por isso, planejamos com antecedência os mecanismos de resposta”, conta ele.

O Departamento deve reforçar ações, principlamente, nas cidades de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Campo Largo e Araucária.