Detran reúne sugestões para melhorar serviços 10/10/2011 - 13:40

Termina nesta segunda-feira (10) a série de reuniões entre o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) e representantes dos agentes externos que prestam serviços direta ou indiretamente ligados ao órgão. Ao todo, foram elaboradas 37 propostas de melhorias nas áreas de habilitação, veículos, infrações e educação para o trânsito.

O debate faz parte do projeto de realinhamento institucional do Detran, que prevê diálogo constante com parceiros, funcionários e usuários. Segundo o diretor-geral da autarquia, Marcos Traad, o objetivo é que todos participem e contribuam para melhorias no atendimento. “Precisamos ouvir estes interlocutores para fazer as mudanças necessárias e prestar serviços com qualidade, rapidez e transparência”, afirma.

Em todo o Estado, cerca de 5 mil pessoas estão envolvidas em trabalhos relacionados aos Detran. São despachantes, profissionais ligados às clínicas médicas, centros de formação de condutores, revendedoras de veículos, empresas de vistoria, entre outros.

GRUPOS – A assessoria jurídica do Detran analisa a implementação de algumas das sugestões apresentadas. Na área de habilitação, por exemplo, foram listadas sugestões quanto a aulas noturnas de direção, controle da carga horária dos instrutores e adequação de valores de serviços médicos e psicológicos.

O grupo reuniu o Sindicato dos Proprietários de Centros de Formação de Condutores, Sindicato das Empresas Locadoras de Veículos, trabalhadores em transportes e associação de clínicas médicas. “Nós nunca tivemos esta abertura e sabemos que podemos ajudar muito, em vários sentidos. Temos 900 centros de formação de condutores no Estado e queremos contribuir”, disse o presidente do Sindicato das Auto-Escolas do Paraná, Justino Rodrigues da Fonseca.

Na área de veículos, os temas propostos incluíram questões referentes ao bloqueio judicial de veículos transferidos, multas de proprietários anteriores, automóveis com indenizações por perda total, isenções de taxa para transferência para fins de comercialização, comunicação de venda com firma reconhecida, acesso no site do Detran Paraná para consulta de gravame em outros estados e inclusão do número de decalque e lacre no processo de emplacamento.

“O Detran do Paraná é pioneiro neste tipo de abertura. Nenhum outro Departamento de Trânsito do Brasil fez algo semelhante”, disse o presidente da Federação Nacional dos Despachantes, Everton Calamucci.

Além da Fenadesp, integraram o grupo a Associação de Revendedores de Veículos Automotores no Estado do Paraná (Assovepar), Sindicato das Empresas Locadoras de Veículos (Sindiloc), Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Paraná (Sincovid), Sindicato do Comércio Varejista de Veículos, Peças e Acessórios para Veículos (Sincopeças) e Associação dos Fabricantes de Placas (Afaplacas).

As sugestões para área de infrações abrangem o Registro Nacional de Infrações, o chamado Renainf, do Departamento Nacional de Trânsito, mudanças no processo de recursos e apresentação do condutor e pagamento e restituição de multas. Fazem parte do grupo representantes de empresas de inspeção veicular, clínica médicas e Sindicato dos Despachantes do Estado do Paraná (Sindepar).

“A iniciativa de discutirmos alterações na forma como atendemos os usuários do Detran Paraná é de grande valia. Toda mudança precisa ser bem planejada e debatida com todas as partes envolvidas”, defendeu Mariana Franzoloso, representante das clínicas médicas credenciadas.

As propostas de educação para o trânsito foram feitas pela Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar), Força Livre MotorSport, Sindicato dos Trabalhadores em AutoEscolas (Sintrandesp), Sindicatos das Seguradoras (Sindiseg) e Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar).

Assessoria de Comunicação Social.