Detran registra mais de 140 mil atendimentos na região Noroeste do Estado 05/10/2011 - 15:00

As unidades do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) na região Noroeste do Estado registraram mais de 140 mil processos nas áreas de habilitação e veículos no primeiro semestre de 2011. Juntas, as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) de Maringá, Sarandi e Mandaguari respondem por uma frota de quase 500 mil automóveis.

Entre janeiro e junho deste ano, foram realizados mais de 15 mil primeiros emplacamentos na região; cerca de 26 mil processos de a aquisição de veículos e quase 14 mil operações de troca de município. Ao todo, os serviços relacionados a carros, motos, ônibus e caminhões somaram 91 mil atendimentos.

Na área de habilitação foram aproximadamente 50 mil processos finalizados. A procura maior foi pela renovação da Carteira Nacional de Habilitação, que nas três Ciretrans chegou a 24 mil pedidos no semestre. Foram habilitados 9 mil novos condutores com a primeira CNH e mais de 6 mil com a carteira definitiva.

MELHORIAS – Para atender a demanda crescente o Departamento investiu em equipamentos e realizou multirões de exames práticos e teóricos de direção. Na Ciretran de Sarandi, por exemplo, vagas extras são abertas regularmente, conforme a necessidade dos usuários.

“No início de 2011 os candidatos esperavam mais de 40 dias para realizar o exame teórico, hoje é possível marcar o teste para o mesmo dia. Da mesma forma, os exames práticos são lançados no sistema no mesmo dia, para garantir que o condutor receba o quanto antes a permissão para dirigir”, conta o chefe da 86ª Circusncrição, Wilians Zanchim.

Em Maringa, o Detran descentralizou os atendimentos e passou a oferecer mais serviços no posto de atendimento central. Desde de julho é possivel fazer, em dois endereços diferentes, comunicação de venda do veículo, alteração de endereço, histórico do proprietário, histórico do veículo, certidão de registro, segunda via do licenciamento, comunicação de venda e demais certidões.

“Desta forma, conseguimos diminuir o tempo de espera na sede das Ciretrans, aumentamos a capacidade de atendimento aos motoristas e garantimos um atendimento mais ágil e rápido”, explica o chefe da 13ª Circunscrição, José Orimar Zacarim.

A medida, que também foi adotada em Curitiba e Londrina, deve ser implantada de forma contínua em outros municípios do Estado nos próximos meses.