Detran reduz em até 67% o tempo de espera por atendimentos 27/06/2011 - 13:56

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) reduziu em até 67% o tempo de espera por atendimento nas unidades da autarquia em Curitiba. Usuários que antes aguardavam até uma hora para serviços simples agora são atendidos em cerca de 20 minutos. As mudanças, implantadas a partir de janeiro, fazem parte de uma série de melhorias previstas no programa Detran para Todos, que começou a ser levado para as 315 unidades do Detran no Estado.

A maior facilidade é a possibilidade de realizar serviços sem sair de casa, pela internet. O Detran Fácil, que permite fazer segunda via da Carteira Nacional de Habilitação, CNH definitiva e segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), recebeu 5.829 processos desde maio. Ele responde por 30% da média mensal de atendimentos presenciais no Paraná. O portal m.pr.gov.br, lançado pelo governador Beto Richa em fevereiro, também aproximou o departamento da comunidade e permite acesso via celulares e smartphones.

“O uso de ferramentas digitais é um processo contínuo e irreversível para aumentar a capacidade de prestação de serviços ao cidadão. Uma das principais metas do programa Detran para Todos é modernizar o departamento, seguindo a diretriz do atual governo de oferecer atendimento de qualidade, sem filas e sem incômodos desnecessários aos paranaenses”, afirma o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

AGILIDADE – Em Curitiba, o Detran adotou o sistema de senhas diferenciadas. Logo que chega ao posto da autarquia no Tarumã, o usuário recebe um número de espera, de acordo com o serviço que procura. São dois grupos de senhas: um para atendimentos rápidos, que demoram em média 20 minutos e incluem solicitação da Permissão Internacional de Dirigir, alteração de endereço, comunicação de venda e certidões diversas; e outro para serviços que levam até 40 minutos para ficarem prontos, como transferência de veículo, primeiro registro de automóvel, primeira habilitação e alterações de categoria ou características.

Nesta semana, começou a ser testado o atendimento contínuo. Assim, é possível que todas as etapas de um processo sejam feitas por um único atendente, do começo ao fim. “A intenção é permitir que o motorista vá até a mesa de atendimento, monte o processo, pague as taxas referentes a ele no banco e volte, na mesma mesa, para fazer foto e agendar exames”, diz Valmir Antônio Moreschi, chefe da Circunscrição Regional de Trânsito de Curitiba (1ª Ciretran).

TECNOLOGIA – Mudanças na plataforma operacional e nos tipos de processos, feitas em parceria com a Companhia Paranaense de Informática (Celepar), reduziram problemas com quedas de sistema. “Fizemos correções importantes no mainframe, que é o servidor central que processa todas as informações dos usuários. O sistema ficou mais ágil e o tempo de resposta mais rápido”, explica o coordenador de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, Marcel Cabral Costa.

Desde o início de junho, uma equipe da Celepar faz o mapeamento de todas as operações e acompanha diferentes etapas de atendimento. O objetivo é apresentar possíveis melhorias e propor mudanças que aproveitem melhor os recursos de informática, aumentando a quantidade de serviços digitais e diminuindo o uso de papel.

POSTOS – A descentralização dos serviços diminuiu e equilibrou a procura nas unidades da capital. A sede do Detran, no bairro Tarumã, registrou queda de 50% na procura por informações, no último mês. O atendimento geral caiu de 14 mil em março para 8 mil em maio. A procura por biometria e fotografia teve queda de 11,7 mil no inicio do ano para 3,9 mil no mês passado.

O posto Central passou a oferecer mais serviços, como registro de comunicação de venda de veículos, alteração de endereço, emissão de segunda via de licenciamento e certidões. A média de atendimentos mensal supera 8 mil pessoas e a média diária de 500 usuários atendidos representa metade do total de motoristas que procuram a sede do departamento todos os dias.

Desde maio, os usuários de Curitiba contam, além das unidades do Tarumã, Centro e Hauer, com o posto avançado do Detran na Rua da Cidadania Fazendinha. A unidade oferece mais de 15 serviços na área de habilitação e veículos, além de carteira de identidade e certidões, que funciona em parceria com o Instituto de Identificação do Paraná. São cerca de 150 atendimentos por dia, somados os serviços prestados pelos dois órgãos.

A integração faz parte de um projeto piloto que prevê que os serviços de tomada eletrônica de impressões digitais e fotografia para documento de identidade sejam realizados em conjunto. “Hoje dividimos o espaço físico, mas a ideia é que em breve possamos integrar completamente o trabalho e o atendimento”, disse o diretor-geral do Instituto, Newton Tadeu Rocha.

Assessoria de Comunicação Social