Detran leva para o interior curso de reciclagem em módulos 19/04/2012 - 13:39

A partir da próxima segunda-feira (23) , motoristas de todo o Paraná que tiveram a carteira de habilitação suspensa poderão montar a própria grade de aulas do Curso de Reciclagem de Condutores Infratores. O sistema modular – que já estava disponível em Curitiba desde novembro – permite que o usuário desmarque e remarque disciplinas separadamente, nas datas mais adequadas aos seus compromissos.

Nesta quinta-feira (18), em Foz do Iguaçu, 73 instrutores do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), de todas as regiões do Estado, estão reunidos para aprender mais sobre as mudanças no sistema e o controle biométrico de presença, que verifica de forma informatizada a impressão digital dos alunos nas turmas de reciclagem. O sistema foi desenvolvido pelo Detran, em conjunto com a Companhia Paranaense de Informática (Celepar).

“Nosso papel é mais que formar pessoas no curso de reciclagem. Temos que educar e conscientizar esses condutores buscando reduzir os indicadores de acidentes de trânsito”, disse o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Em Curitiba, as aulas em módulos estão disponíveis desde novembro, como projeto-piloto, e atenderam cerca de 7 mil pessoas. Para que o sistema entrasse em funcionamento também no interior foram feitas alterações e melhorias apontadas pelos próprios usuários.

Nas demais cidades do Paraná, até agora a capacitação de 30 horas só podia ser feita em blocos fechados, em dias seguidos, sem interrupção. A partir de agora será possível agendar as aulas em blocos, logo que o motorista entrega a CNH ao Detran, e, caso haja necessidade, marcar e remarcar aulas separadamente, por matérias, sem o pagamento de nova taxa.

Segundo o coordenador de Educação para o Trânsito do Detran, Juan Ramon Soto Franco, não haverá prazo-limite para a conclusão do curso, mas manteve-se a possibilidade de finalizá-lo em três dias. “Uma pessoa que participe do curso apenas uma vez por semana concluirá o processo em 30 dias, prazo mínimo de suspensão da CNH. Quem tem mais pressa pode participar das aulas de fim de semana”, disse.

Independentemente do tempo programado para o curso, todos os motoristas têm de assistir a 12 horas/aula de Legislação de Trânsito, oito horas/aula de Direção Defensiva, quatro horas/aula de Noções de Primeiros Socorros e seis horas/aula de Relacionamento Interpessoal.

INSCRIÇÕES - Para auxiliar os usuários no agendamento das aulas, o Detran oferece um manual com esclarecimentos sobre o novo sistema, disponível em xoops.celepar.parana/v3/detran2018/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=322. Mais informações pelo telefone 0800-643-7373. A ligação é gratuita.