Detran lança campanha Se Liga no Trânsito em Ponta Grossa 13/09/2012 - 11:50

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) lançou quarta-feira (12), em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, a campanha Se Liga no Trânsito - Se beber não dirija. Com abordagem educativa, a ação é voltada para os jovens e tem a proposta de mostrar qual é o perigo de beber e conduzir veículos. Somente no primeiro semestre deste ano a cidade somou mais de 1.600 acidentes, que vitimaram cerca de 460 pessoas.

“Precisamos alertar os jovens para os números alarmantes de acidentes de trânsito causados por ingestão de bebida. É importante se divertir, mas nunca esquecer a segurança. É essa consciência que a campanha pretende formar”, afirmou Marcos Traad, diretor geral do Detran. O número de acidentes nas noites de sábados e domingos praticamente dobra na comparação com o mesmo horário em dias de semana, em Ponta Grossa.

Estimulados pela campanha Se Liga no Trânsito, Ricardo Queiroz e Leandro Martins, proprietários de um bar na cidade, inovaram. Os clientes podem tomar quantas doses desejarem, porque um motorista do estabelecimento os leva para casa, no próprio carro e estacionam o veículo na garagem. “Queremos que o cliente consuma, mas nos preocupamos como esses jovens voltarão para casa, por isso agregamos esse serviço, que tem custo mínimo e garante que eles cheguem em casa com segurança”, explicou Queiroz.

ABORDAGEM - Durante a abordagem em bares da cidade, o Detran apresenta um jogo virtual interativo, em que o participante seleciona o número de doses que ingeriu durante a noite. A partir daí, o jogo simula um motorista dirigindo e mostra o grau de dificuldade de conduzir um veículo sob o efeito da ingestão de bebidas alcoólicas e os riscos que ele assume.

As amigas Giovana Carvalho e Patricia da Silva estavam comemorando tranquilas em um dos bares visitados, pois já tinham carona para casa garantida. “Quando saímos para os bares e baladas deixamos o carro em casa, pois sabemos que vamos beber. Geralmente o meu pai vem buscar ou rachamos o dinheiro do táxi, já que moramos perto uma da outra”, afirmou Giovana.

Vale lembrar que dirigir sob a influência de álcool, na faixa de 2 e 5,99dg/l (uma lata de cerveja ou uma taça de vinho), é infração gravíssima. Gera multa de R$ 957,70, sete pontos na CNH e suspensão do direito de dirigir por um ano. Dirigir com volume de álcool acima de 6dg/l (três copos altos de cerveja), além de multa, gera proibição do direito de dirigir e pena de seis meses a três anos de prisão.