Detran já abriu mais de 16 mil vagas para curso de reciclagem em 2011 12/04/2011 - 15:40

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) ofertou mais de 16 mil vagas em cursos de reciclagem para motoristas infratores, entre janeiro e abril deste ano. Turmas extras aumentaram em quase 40% a capacidade mensal de atendimento aos condutores suspensos, em comparação com 2010, e a previsão é que a contratação de novos instrutores dobre o número de vagas ao longo de 2011.

“Um concurso já selecionou, em primeira fase, 48 profissionais. Se todos estiverem aptos e forem aprovados em uma segunda fase, serão contratados. Com isso, o Paraná passa a contar com mais de 100 instrutores e conseguiremos atender, de forma plena, a procura pelas aulas de reciclagem”, disse o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Soluções emergenciais e medidas urgentes também reduziram o tempo de espera dos candidatos à primeira habilitação e renovação da carteira de motorista, com a oferta de mais testes práticos e teóricos de direção. Desde janeiro, foram realizados nove mutirões, com 2.490 pessoas atendidas em diversas cidades paranaenses. Até o final de abril, estão programados outros sete eventos, com mais 2.140 exames para atender a demanda reprimida desde o ano passado.

Para realizar os exames médicos e psicológicos, foram credenciadas 15 clínicas especializadas: somando 126 unidades em todo o Estado. A equipe de médicos que atende motoristas portadores de necessidades especiais também foi reforçada, com a contratação de um novo profissional.

FACILIDADES - Em março começou a implantação do projeto que prevê a realização de mais serviços nos postos de atendimento descentralizados do Detran. A unidade do Departamento da rua João Negrão, em Curitiba, já oferece comunicação de venda de veículos, alteração de endereço do proprietário, segunda via de licenciamento e impressão de certidões diversas.

O objetivo é dar mais opção e conforto aos usuários, que não vão mais precisar sair da região central da cidade para concluir determinados processos. “Esta medida faz parte de uma política de governo que será implantada de forma contínua e em outras cidades com grande demanda de serviços”, explica Traad.

Para evitar deslocamentos desnecessários, o Detran, em conjunto com a Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e a Secretaria Estadual da Fazenda, disponibilizou a consulta de multas, resumo de pontos na CNH e pagamento de IPVA através de plataformas móveis. O portal m.pr.gov.br foi desenvolvido para usuários de celulares com acesso a internet, como smartphones e Ipads.

Confira a lista de ações e medidas implantadas no Detran PR, entre janeiro e abril de 2011:

- Novos prédios e melhorias de infraestrutura nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) de Guaratuba, Reserva e Guaraniaçu.

- Realizados 3 leilões de veículos e sucatas, para cobrir débitos de multas, impostos e gastos com remoção, além de desafogar pátios.

- Parceria com Instituto de Identificação para permitir serviços de carteira de identidade nas unidades do Detran e também nas Ruas da Cidadania de Curitiba.

- Parceria com Secretaria Estadual da Saúde no combate à Dengue para evitar possíveis focos do mosquito nos pátios de veículos do Estado.

- Curso de Vistoria para chefes de posto de trânsito e servidores de 13 municípios.

- Revisão e conclusão de processos na área de veículos (800 de Campo Largo e 1.000 de Londrina) pela equipe de Curitiba, para dar apoio e normalizar demanda deprimida.

- Determinação para que multas geradas pelo sistema RENAINF não gerem mais de uma suspensão a cada 12 meses, como vinha acontecendo (em fase de implantação).

- Ampliação de prazo de recurso de suspensão de 30 para 60 dias, tanto na primeira quanto em segunda instância.

- Criação do Twitter @DETRANPR, para ampliar e melhorar a comunicação com os usuários.

Assessoria de Comunicação Social.