Detran inicia em Curitiba a operação Volta às Aulas 07/02/2012 - 16:40

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) e a Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba (Setran) iniciaram nesta terça-feira (7) a operação Volta às Aulas, que prossegue até o dia 30 de março. Abordagens educativas acontecerão em vias de grande movimento, com distribuição de informativos com dicas de segurança no trânsito e para o transporte de menores. A estimativa do Detran é que na capital e em cidades como Londrina e Maringá a frota de veículos em circulação aumente até 30% com o início do ano letivo.

A primeira atividade em Curitiba aconteceu na Avenida Nossa Senhora da Luz, no bairro Hugo Lange. Mesmo quem não tem filhos e não transporta crianças recebe orientação. “As dicas valem para todos os motoristas, mesmo aqueles que não têm filhos. O trânsito envolve todos nós, por isso é preciso cuidado com os pedestres, atenção redobrada e respeito aos demais”, destaca o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

ESCOLAS – Agentes de Trânsito também vão conversar com os alunos, nas salas de aula, a partir desta quarta-feira (8). Equipes do Detran e da Setran vão visitar 27 escolas municipais de Curitiba e falar sobre a importância de andar nas calçadas e atravessar na faixa de pedestres, por exemplo.

De acordo com o diretor de educação da Secretaria Municipal de Trânsito, Celso Mariano, são duas frentes de ação complementares. “Nas ruas, vamos falar com os motoristas, pais e responsáveis. Nas escolas, vamos reforçar para as crianças os cuidados que elas devem ter”, explica.

OPERAÇÃO VOLTA ÀS AULAS

Horários:

Manhã – 9h às 11h

Tarde – 12h30 às 15h30

Vias que terão abordagens educativas (programação sujeita a alterações, em caso de chuva)

Dia 9/2

Manhã – Rua Oliveira Viana, próximo à Pádua Fleury (Hauer)

Tarde – Rua Francisco Raitani - próximo à antiga FIAT

Dia 14/2

Manhã – Rua Toaldo Túlio - próximo ao Corpo de Bombeiros (Santa Felicidade)

Tarde – Rua Isaac Ferreira da Cruz / Terminal do Sítio Cercado

Dia 24/2