Detran implanta controle biométrico em cursos especializados 06/04/2011 - 11:00

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) implanta esta semana o sistema de controle biométrico para cursos especializados de motorista (destinados a motoristas que realizam algum tipo de transporte diferenciado). O sistema permite o controle informatizado de presença, por meio de impressões digitais. “Com isso esperamos diminuir o número de faltas e, consequentemente, melhorar o aprendizado”, explica o coordenador da Controladoria Regional de Trânsito, Cleto do Amaral Cattani.

“O controle de presença é realizado no início e ao final das aulas. O objetivo é fazer com que o aluno cumpra todos os minutos da carga horária proposta e aproveite ao máximo os conteúdos dados”, destaca Cattani. O sistema já funciona nas autoescolas, para controlar a frequência dos alunos de primeira habilitação e renovação da carteira de motorista.

Os cursos especializados são destinados aos motoristas que já possuem a carteira de habilitação e realizam algum tipo de transporte diferenciado, como movimentação de produtos perigosos, transporte escolar, de emergência, coletivo de passageiros e transporte de cargas indivisíveis. Atualmente são 21 instituições credenciadas pelo Detran no Paraná para ministrar os cursos.

Até o final deste ano, o Detran irá desenvolver o sistema biométrico para controlar a frequência também nos cursos de instrutor de trânsito, coordenador de ensino e diretor geral de autoescola, exigidos para aqueles que pretendem ministrar aulas como instrutor ou exercer função em um Centro de Formação de Condutores (CFCs).

MOTOFRETE – Continua aberto o credenciamento de instituições interessadas em ministrar cursos de motofretistas. O Detran PR já habilitou 13 CFCs no Paraná, nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa e Maringá. Outras 15 entidades aguardam análise da documentação para receberem a credencial.

De acordo com resolução 350/2010 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), deve realizar o curso todo condutor que utiliza a motocicleta na categoria de aluguel, ou seja, exerce alguma atividade remunerada de motofrete ou mototaxi.

Assessoria de Comunicação Social