Detran e Urbs unificam vistoria para transporte escolar em Curitiba 28/09/2012 - 15:35

A partir desta segunda-feira (1), os veículos de transporte escolar de Curitiba passarão por uma única vistoria para receberem a autorização para atuar na área. Um convênio entre o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) e a Companhia de Urbanização de Curitiba (Urbs) permitiu a unificação das vistorias. Agora, na capital do Estado, o procedimento passa a ser feito exclusivamente pela Urbs.

“A parceria vai trazer mais comodidade aos proprietários de veículos de transporte escolar que não precisarão mais se deslocar até o Detran para conseguir a autorização estadual. Basta levar o veículo para a vistoria na Urbs e, caso tudo esteja de acordo com a prevê a legislação, o responsável receberá em casa, no prazo de 5 dias úteis, o documento que autoriza a circulação”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Para conseguir a autorização do órgão estadual de trânsito, o permissionário de uma linha de transporte escolar, em Curitiba, deve efetuar o pagamento da guia requerente, que pode ser retirada no site do Detran (xoops.celepar.parana/v3/detran2018), e realizar a vistoria na Urbs. A companhia enviará os informações para a base de dados do Detran que emitirá a licença para trafegar.

Nas demais cidades do Paraná, os prestadores desses serviços também podem obter a guia de pagamento pela internet. A única diferença é que os veículos são vistoriados em uma Ciretran e também por um órgão municipal.

Para realizar os serviços de transporte escolar é obrigatório ter as duas permissões, a estadual e a municipal. E obter uma não exclui a necessidade da conseguir a outra, conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro. Ambas as vistorias acontecem a cada seis meses.

A taxa da autorização estadual emitida pelo Detran custa R$ 35,19.