Detran e Instituto de Identificação inauguram posto avançado em Curitiba 18/05/2011 - 16:16

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) e o Instituto de Identificação do Estado inauguraram nesta quarta-feira (18), em Curitiba, um posto avançado de atendimento. A unidade na Rua da Cidadania da Fazendinha vai oferecer mais de 15 serviços na área de habilitação e veículos, além de carteira de identidade e certidões.

A estimativa é que o novo posto atenda a dez bairros da região, que possuem uma frota estimada de 200 mil veículos e reúnem uma população de 284 mil habitantes. “O objetivo é aproximar a população dos instrumentos públicos estaduais da área de segurança. Fazer com que o governo fique mais perto das pessoas”, explicou o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

A integração com o Instituto de Identificação faz parte de um projeto piloto que prevê que os serviços de tomada eletrônica de impressões digitais e fotografia para documento de identidade sejam realizados em conjunto. “Hoje dividimos o espaço físico, mas a ideia é que em breve possamos integrar completamente o trabalho e otimizar o atendimento”, destacou o diretor-geral do Instituto, Newton Tadeu Rocha.

PARCERIA – O posto na Rua da Cidadania da Fazendinha marca ainda a retomada de ações conjuntas entre prefeitura de Curitiba e Governo do Estado. Segundo o prefeito Luciano Ducci, a intenção é descentralizar os serviços estaduais ofertados à população da capital. “Essa parceria é extremamente importante para nossa cidade e não acontecia nos últimos anos.”, disse.

“O governador Beto Richa já conversou comigo sobre um projeto para implementar três grandes centros de prestação de serviços aos curitibanos, nos moldes do programa Poupa Tempo que existe em São Paulo. Entendemos que o mais importante é atender bem os cidadãos”, completou Ducci.

FACILIDADE –
Os moradores da região que foram até a Rua da Cidadania nesta quarta-feira aprovaram a instalação do novo posto. Marlene Gonçalves Kadowary, que reside próximo ao local aprovou o serviço. “Ter essa unidade aqui facilita muito a nossa vida, evita gastos e dá tempo para a gente resolver outras coisas do nosso dia a dia”, conta.

“A melhor parte é poder contar com vários serviços em um único local. Enquanto eu tiro minhas dúvidas sobre documentação do carro, meu filho pode fazer a carteira de identidade”, avalia o morador Oscalino de Melo.

SERVIÇOS – Por se tratar de um posto de atendimento avançado, os serviços disponíveis foram selecionados conforme tempo de atendimento e demanda dos cidadãos. O horário de atendimento é das 8h às 17h. Confira a lista completa de documentos ofertados:

Para veículos:
Comunicação de Venda
Certidão de Registro e Veículo
Certidão de Registro Propriedade de Veículo
Certidão Histórico do Veículo
Certidão Histórico do Proprietário
Histórico de proprietário para fins de comprovação junto ao INSS
Certidão de negativa de débitos do veículo
Alteração de Endereço
Cancelamento da Comunicação de Vendas
Segunda via do CRLV