Detran e Celepar buscam modernização dos serviços 15/03/2013 - 11:20

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) recebeu nesta sexta-feira (15) representantes da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Celepar) na sede Tarumã, em Curitiba. O encontro deu continuidade ao processo de integração entre os dois órgãos que busca a modernização de procedimentos para melhorar o atendimento a todos que se relacionam com o departamento.

“Ações integradas estão sendo articuladas para aprimorar a eficiência dos processos e serviços na área de tecnologia da informação e comunicação para diminuir o processo burocrático no Detran do Paraná”, afirma o diretor-geral do departamento, Marcos Traad.

O trabalho de aperfeiçoamento tecnológico, que está em processo desde janeiro de 2011, envolve a participação de todas as áreas do Governo do Estado. “Será desenvolvida uma plataforma comum que possa integrar e compartilhar dados e informações entre os órgãos estaduais”, explica o presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite.

Atualmente, a Celepar desenvolve um conjunto de projetos voltados à inovação do cenário de tecnologia da informação e comunicação do Paraná, que envolvem desde soluções de armazenamento de grande porte, processamento em nuvem, melhoria de performance do ambiente mainframe, implantação de autoridade certificadora e plataforma para desenvolvimento, até aplicações para dispositivos móveis.

Também estiveram presentes na reunião o diretor de Tecnologia e Desenvolvimento do Detran, Hugo Collodel, o diretor administrativo do departamento, Ivaldo Patrício, o coordenador de Gestão da Informação da autarquia, Rafael Benvenutti, o diretor de Tecnologia da Informação da Celepar, Danilo Scalet, o chefe de gabinete, Luiz Nunes, e o gerente de Desenvolvimento de Soluções da companhia, Fernando Fendrich.