Detran debate realinhamento institucional com 101 chefes regionais 17/06/2011 - 17:03

Os 101 chefes das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) do Paraná participaram, nesta sexta-feira (17), em Guarapuava, da primeira reunião para debater o projeto de realinhamento institucional do Departamento de Trânsito do Estado (Detran). Os 1.754 servidores da autarquia vão construir juntos, em uma série de reuniões, ao longo deste ano, o plano de cargos e salários e as mudanças nos processos e serviços prestados aos usuários.

A expectativa é que a proposta com as alterações necessárias para consolidar melhorias no atendimento ao público, como contratação e capacitação de funcionários e disponibilização de novos serviços digitais, seja apresentada na Assembléia Legislativa até setembro. “É preciso que deixemos de ser apenas um órgão burocratico, que lida com papéis, e passemos a funcionar como um órgão que pense o trânsito e no cuidado à vida”, destacou o diretor-geral da autarquia, Marcos Traad.

“Esta discussão conjunta é o primeiro passo na construção do Detran que queremos. Temos avançado no dialogo com agentes dos mais diversos setores e também com os funcionários. Já foram formados grupos de trabalho, estamos fechando a metodologia de uma pesquisa de satisfação e faremos viagens constantes para manter contato com todos, pois o Departamento é estadual”, explicou ele.

Até pouco tempo o Detran não tinha planejamento de ações de médio e longo prazo, o que dificulta o seu posicionamento como órgão de inteligência de trânsito. Para tanto, o realinhamento prevê uma visão mais voltada para o ambiente interno, capaz de projetar ações no ambiente externo, sem deixar de considerar as particularidades do Detran enquanto órgão público e a sua característica jurídica atual de autarquia da administração direta.

PROPOSTA -
Segundo o diretor administrativo-financeiro do Detran, Mario Augusto Pereira, um departamento mais moderno e eficiente precisa da colaboração de todos e já conta com o apoio do governador Beto Richa. “Esta reunião é um marco na história do Detran e demostra o real interesse do governo em promover mudanças com dialogo e transparencia. Avançamos muito em apenas seis meses, porque o governador Beto Richa quer soluções rapidas”, disse.

O deputado estadual Cesar Silvestre Filho acompanhou a reunião para conhecer a proposta. “Somos cobrados na Assembléia Legislativa para que o Estado tenha qualidade e competência nos serviços que presta à população. Por isso, quando o projeto chegar para análise dos deputados, vamos estudá-lo e discuti-lo com toda sociedade. Assim, todos vamos fazer parte da construção do Detran que queremos”, ressaltou ele.

DIÁLOGO – Na próxima terça-feira (21), começa o processo de eleição de um representante do Detran no Conselho de Administração do órgão, que é um colegiado que aprova todas as ações e contas de grande importância e está hierarquicamente acima da diretoria-geral do departamento. Há mais de 20 anos que o grupo não se reúne. “Queremos retomar o conselho e queremos que um funcionário de carreira tenha voz para defender os interesses dos servidores, conforme lei do ex-governador José Richa, em 1985”, explicou Traad.

Para a servidora estatutária da Ciretran de Guaira, Patricia Neves de Oliveira, a proximidade entre diretoria e funcionários vai contrubuir com melhores condições de trabalho e, consequentemente, garantir melhores serviços. “Oportunidades de diálogo, como esta, devem ser constantes. Torço para que as idéias apresentadas sejam levadas adiante”, falou ela.

O chefe da Ciretran de Guarapuava, Thiago Cordova, reforçou a importância de manter a conversa e a transparência nas ações. “É preciso que funcionários de carreira e comissionados atuem juntos para prestar melhores serviços aos usuários. Esta é a oportunidade de apresentar aquilo que desejamos e pensamos para a instituição”, lembrou.

“É o inicio do trabalho em equipe, em um governo novo, que respeita a democracia e busca o bem comum”, ressaltou Jefferson de Oliveira, chefe da Ciretran de Santo Antônio da Platina. “Este tipo de reunião é inédita e permite que o diretor responda nossos questionamentos e cobre de nós melhores resultados”, completou Milton Tanoue, chefe da Ciretran de Cruzeiro do Oeste.