Detran cancela autoescola na capital 08/07/2009 - 12:00

O Detran/PR cancelou a credencial do Centro de Formação de Condutores (CFC) Classic LTDA e de seu diretor geral Amarildo Mendes. A autoescola fica localizada no município de Curitiba, dos instrutores três foram suspensos por 30 dias.

O cancelamento foi realizado após uma verificação de que a autoescola utilizava instrutor sem estar devidamente contratado e sem ter credenciamento junto a Controladoria Regional de Trânsito do Detran (CRT). O CFC ainda usava veículo sem estar licenciado pela CRT, o que não possibilitava a comprovação do cumprimento da carga horária mínima exigida para a formação dos candidatos.

O Coordenador da CRT, Herivelto do Carmo, salienta que caso haja a comprovação de que os candidatos participaram de algum tipo de fraude, “eles poderão ter seus processos de habilitação cancelados e responder criminalmente pelos delitos cometidos”, afirmou. Os processos em questão serão encaminhados ao Ministério Público para que sejam tomadas as providências necessárias.

Os processos agendados dos alunos desse CFC estão automaticamente paralisados, já que estão vinculados a autoescola. Os candidatos poderão procurar outro CFC para concluir a formação.

A apuração das irregularidades inicia-se depois de uma denúncia ou por fiscalização de rotina do Detran. “Dependendo do grau das irregularidades variam as punições e prazos, que podem chegar de uma advertência até o cancelamento da credencial do CFC e dos funcionários”, alerta Carmo.

O coordenador ainda orienta que as pessoas que tiverem conhecimento de irregularidades ou reclamações de algum Centro de Formação podem encaminhá-las ao Detran.

Assessoria de Imprensa