Detran amplia proposta de padronização de autuação aos motoristas infratores 10/07/2012 - 13:20

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), por meio da Coordenadoria de Infrações (Coinf), reformulou e atualizou o catálogo com o resumo de infrações, codificação e providências na fiscalização de trânsito. A publicação, que será distribuída aos 6,5 mil agentes estaduais de trânsito, tem como objetivo auxiliar os profissionais para que mantenham uma padronização das autuações.

A intenção é estender a distribuição dos catálogos também para os agentes das cidades que mantem parceria com a autarquia para administrar o trânsito, por meio da Municipalização, obrigatória em todo o país. A iniciativa faz parte das ações propostas na I Oficina Integrada do Detran e Polícia Militar, que aconteceu no ano passado e em que foram discutidas ações para uniformizar as autuações feitas pelos agentes.

Para o diretor-geral do Detran, Marcos Traad, a unificação dos procedimentos evita diferentes interpretações no preenchimento dos autos de infração e das medidas administrativas aplicadas pelos agentes. “Queremos oferecer à população um trabalho unificado, coordenado e eficiente. Um processo de reorganização se faz necessário para todos os envolvidos, desde as autoridades de trânsito até os condutores”, explica.

Neste ano, as cidades do interior do Paraná serão sede das próximas oficinas integradas. Além de serem discutidas maneiras de manter a padronização da autuação será uma oportunidade de discutir a apreensão de veículos, outras medidas administrativas e de segurança no trânsito.