Detran abre 5,2 mil vagas extras para exame psicológico 05/03/2009 - 16:00

Neste mês de março, o Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran/PR) abriu 5.280 vagas extras para exames psicológicos, em Curitiba. As novas vagas devem suprir a demanda de processos abertos que ficaram pendentes no final de 2008 e início desse ano. Ainda para esse mês serão abertas mais 390 vagas para a etapa individual da avaliação.

Esses testes estão sendo realizados na sede Tarumã, em Curitiba. O atendimento acontece diariamente e a média é de sete turmas de 40 pessoas por dia. Para etapa individual, o agendamento será realizado pelo próprio Departamento, de acordo com a data de abertura de cada processo.

Para os demais usuários da Capital, o atendimento dos exames de aptidão física e mental será realizado pelas clínicas credenciadas, das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira e no sábado até às 13h.

EXAMES MINUCIOSOS – Com o credenciamento das clínicas está prevista uma análise mais criteriosa das condições do candidato à habilitação. No caso da avaliação médica, o usuário passará por um exame completo: cardio-respiratório, neurológico, análise auditiva, entre outros. “Não é realizado somente um exame de vista e sim uma avaliação física e mental do condutor”, explica a Coordenadora de Habilitação do Detran, Maria Aparecida Farias.

Além disso, a avaliação psicológica será feita em etapas, uma coletiva com aplicação de testes e uma entrevista individual com psicólogo. “O candidato passará por exames mais minuciosos. Isso é importante, pois podemos avaliar melhor os futuros motoristas e proporcionar um trânsito mais seguro para todos”, afirma a psicóloga Jonéia Mayumi Pawamoto, que trabalha na Habilitran, clínica credenciada pelo Detran em Curitiba.

Assessoria de Imprensa