Detran-PR lança sistema que controla frequência dos alunos nas autoescolas 31/03/2009 - 10:48

O vice-governador Orlando Pessuti participou, nesta segunda-feira (30), do lançamento do Sistema Biométrico para os Centros de Formação de Condutores (CFC) do Detran-PR, ferramenta digital inédita no Brasil, que permitirá à autarquia controlar a freqüência de alunos e instrutores às aulas práticas e teóricas ofertadas pelos Centros de Formação de Condutores. Ela ajudará também nas modalidades de inclusão e alteração de categoria e nos cursos de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O lançamento do sistema paranaense, uma parceria com a Celepar e o Instituto de Identificação e com coordenação da Secretaria de Segurança Pública, aconteceu no Canal da Música, em Curitiba, e contou com a presença de representantes de autoescolas de todo o estado, líderes de sindicatos da categoria e coordenadores do departamento.

“Nós vamos ter condições de, com muito mais agilidade e rapidez, implementar serviços que o Detran hoje presta apenas em seus espaços físicos em Curitiba e no interior”, explicou Pessuti, salientando o caráter público da inovação e a intenção de estender a participação das CFC no processo. “Com o ingresso dos Centros de Formação de Condutores na Biometria Pública, nós vamos ter uma rede muito maior de atendimento, uma rapidez maior do que aquela que temos hoje e uma transparência maior de tudo que acontece”, afirmou.

Segundo o vice-governador a implantação do novo sistema possibilitará um acompanhamento mais amplo das aulas práticas e teóricas dos futuros condutores. “É uma parceria para ampliar o nosso trabalho e fazer melhor aquilo que já estamos bem fazendo para os usuários de veículos no Paraná”, completou.

O coronel David Antonio Pancotti, diretor geral do Detran/PR, afirmou que o novo sistema entra em operação já nesta terça-feira (31) nos CFC de Curitiba e Região Metropolitana. Nas cidades restantes, a data prevista para o início do sistema é 13 de abril.

Anteriormente a captura era feita por um sistema não integrado e era administrado por empresa terceirizada, enquanto o novo sistema biométrico é de responsabilidade do Governo do Estado, por meio da Companhia de Informática do Estado do Paraná (Celepar). “Hoje é um dia especial. Nós esperamos 10 anos por este momento. A nossa biometria é inédita, é uma biometria pública e confiável”, relatou Pancotti.

De acordo com o Coordenador da Controladoria Regional de Trânsito do Detran/PR, Herivelto do Carmo, o sistema biométrico trará bons resultados. “Os alunos cumprirão toda a carga horária estipulada pela legislação de trânsito”, afirmou Carmo.

Os candidatos terão que se identificar três vezes durante as aulas. Para Gentil Dallo, proprietário de CFC, a biometria é importante para as autoescolas e população de um modo geral. “Vai ser bom para os CFC e também para o Detran, pois poderá se identificar de que o candidato cumpriu todas as horas estipuladas”. enfatiza.

HOMENAGEM – Durante o evento o diretor geral do Detran/PR David Antonio Pancotti recebeu uma placa como forma de homenagem das mãos de Justino da Fonseca, presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Paraná. “Esperamos muitos anos pela implantação do sistema biometrico nas autoescolas, com muito orgulho entregamos essa lembrança”, afirmou.

SISTEMA BIOMÉTRICO – O sistema biométrico capta as digitais dos dez dedos de forma rolada, o que permite pegar a digital de uma extremidade a outra. Fotos e assinaturas digitais também fazem parte desse sistema.

Em setembro do ano passado o sistema biométrico foi implantado na Ciretran do Município de Araucária e logo após se expandiu para as Ciretrans de Curitiba. Em breve todas as Ciretrans do Paraná contarão com o novo sistema.

Também participaram da solenidade o presidente da Celepar, Vanderlei Iensen, o coordenador de Tecnologia de Informação do Detran-Pr, Sérgio Tenório; o presidente do Sindicato do Centro de Formação de Condutores, Justino da Fonseca; e o diretor administrativo e financeiro do Detran, Eduardo Baggio.

Assessoria de Imprensa Detran/PR