Campanha sobre direção e álcool abordou 3,2 mil jovens em Ponta Grossa 17/09/2012 - 15:00

A campanha “Se Liga no Trânsito – Se Beber não Dirija” do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), abordou mais de 3,2 mil jovens na noite ponta-grossense entre os dias 12 e 16 de setembro. As ações começaram nos bares da região central e se estenderam para os estabelecimentos próximos ao campus da Universidade Estadual de Ponta Grossa e também durante a Exposição Feira Agropecuária e Industrial e Comercial de Ponta Grossa (Efapi).

O objetivo da atividade é esclarecer aos jovens paranaenses os perigos de dirigir após a ingestão de bebidas alcoólicas. Na cidade, cerca de 150 condutores foram multados por dirigir sob influência de álcool, entre janeiro a junho deste ano. Ao todo, foram 1.673 acidentes no primeiro semestre, com 465 vítimas.

Em Ponta Grossa o número de ocorrências dobra entre 18h e 24h dos finais de semana, na comparação com o mesmo horário nas segundas e terças-feiras. “Direção é coisa séria. Precisamos conscientizar os jovens sobre os riscos que se submetem, ou que podem causar aos outros motoristas, quando bebem e conduzem um veículo”, lembrou o diretor-geral da autarquia, Marcos Traad, durante o lançamento da campanha na cidade.

AÇÃO – Com uma abordagem descontraída, os jovens são convidados a participar de um jogo virtual interativo que simula a dificuldade de concentração, visão e reflexo, conforme a quantidade e o tipo de bebida ingerido. Após a brincadeira, os educadores do Detran incentivam a carona solidária, escolhendo o motorista da vez, ou o uso de táxi para garantir uma volta para casa com segurança.

A ideia estimulou donos de bares da cidade a oferecer um serviço de motorista aos clientes que exageraram na bebida. “A pessoa pode vir com seu carro e beber o quanto quiser. Na hora de ir embora nosso funcionário leva ela pra casa, no próprio veículo, em segurança”, conta o empresário Ricardo Queiroz.

A facilidade já foi testada e aprovada pelo estudante Diogo Alves, que usou o serviço depois de beber com os amigos. “Com certeza é um atrativo a mais na hora de escolher o bar. Na verdade eu não tinha me dado conta de quanto beber afeta meus reflexos até brincar com o joguinho virtual. E o panfleto com os valores de multa, tempo de suspensão e que informa até a possibilidade de prisão vai ficar na carteira, para nunca mais esquecer”, disse.

PRÓXIMAS AÇÕES - Na quarta-feira (19), a campanha do Detran chega em Londrina. As atividades vão até domingo (23). Nas semanas seguintes, o Se Liga no Trânsito passará por Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu.