Campanha sobre consciência no trânsito mobiliza diversos órgãos em Francisco Beltrão 17/03/2008 - 12:10

Com a intenção de reeducar aqueles que estão na via sobre as leis de trânsito, a Ciretran de Francisco Beltrão, região sudoeste do Paraná há aproximadamente 500km da capital, está desenvolvendo a campanha Consciência em Trânsito com o slogan: Confie no seu anjo, mas faça a sua parte. Inclusive, o mascote é um anjo sarcástico que está cansado de proteger maus motoristas e pedestres desatentos. “O conceito do slogan é que não existe um anjo protetor se o condutor não tem um bom comportamento no trânsito”, explica o chefe da 30ª Ciretran Arno Ribeiro. A atividade da campanha é executar seis temas relacionados a educação de trânsito no período de outubro de 2007 a abril de 2008 com elaboração de um vídeo com depoimentos de parentes de vítimas de acidente de trânsito, outdoor, panfletos, adesivos, camisetas, bussdoor e taxidoor. Além de um treinamento da equipe de apoio, um dos trabalhos é também um teatro de rua da companhia de teatro Théspis com encenações lúdicas referente ao tema de cada mês. Em março, o tema é direção defensiva e em abril será abordado o comportamento no trânsito. O Departamento Beltronense de Trânsito – DEBETRAN (trânsito municipalizado) e a Polícia Militar fazem parte da equipe atuando na fiscalização e a Ciretran participa com a educação dos condutores e pedestres.

A campanha surgiu numa reunião da 30ª Ciretran com o Rotary Internacional, DEBETRAN, Polícia Militar, Centros de Formação de Condutores (CFCs), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Corpo de Bombeiros e o Núcleo dos Profissionais de Propaganda de Francisco Beltrão. O presidente do Rotary Internacional Antônio Minuk é bastante interessado quando o assunto é trânsito e tem participado com muita freqüencia das atividades. “A motivação de Minuk em trabalhar para melhorar o trânsito na cidade nos incentivou para concretizar essa campanha”, argumenta Ribeiro.

Segundo a diretora do DEBETRAN, Elaine Stalbaum, a campanha Consciência em Trânsito é uma forma diferente de lembrar a população que todos os cidadãos estão envolvidos com as questões de trânsito, já que vivemos num espaço coletivo e quaisquer ações refletem na vida do outro. “Além dos órgãos responsáveis pela gestão de trânsito, a campanha envolveu vários segmentos da sociedade, como empresas, universidades, escolas e grupo de teatro. Trabalhamos num processo de massificação da informação, abordando todos os usuários das vias públicas, demonstrando que a união de esforços, de doação como ser humano que visa a mudança da sociedade, se torna um verdadeiro gesto de cidadania”, diz Elaine.

De acordo com o censo de 2007, Francisco Beltrão possui 72.409 habitantes e de acordo com as estatísticas do Detran/PR, a frota da cidade é de 31.434. Hoje, o município registra cerca de quatro ocorrências de acidentes de trânsito por dia. Portanto, o principal objetivo da campanha é criar uma conscientização na população sobre as leis de trânsito e conseqüentemente preservar a qualidade de vida. “Temos que trabalhar para termos uma cidade mais organizada e com pessoas disciplinadas no trânsito. Com a campanha procuramos mostrar que precisa existir uma harmonia no trânsito para que o número de acidentes realmente diminua. Na verdade, precisaria ser implantado uma disciplina no ensino fundamental relacionado com o trânsito, para que desde pequeno a pessoa já alimente essa consciência”, conclui Ribeiro.