Campanha no litoral orienta pedestres sobre cuidados no trânsito 09/02/2009 - 11:00

O Detran/PR realizou neste final de semana um trabalho de conscientização com os pedestres que passavam pelo Centro de Matinhos, litoral do estado. A ação teve o intuito de orientar quem caminhava pelas ruas e calçadas sobre seus deveres e direitos no trânsito.

A moradora Vera Lucia Alves Celestin, 50, que participou do evento, reclama da falta de respeito dos motoristas. “É complicado, o pessoal vem para praia de férias e acha que aqui não tem lei, não respeitam os pedestres e os ciclistas. Nós que moramos aqui percebemos a diferença no trânsito quando é temporada”, afirmou.

Sueli Andreata Torazzi, 50, também relata a falta de educação de muitos condutores “Às vezes fico parada um bom tempo para atravessar a avenida principal e ninguém reduz ou dá passagem”, comentou.

ATROPELAMENTOS - Somente no ano de 2008 dos 154 acidentes registrados nos municípios de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, cerca de 13% foram atropelamentos. Apesar do baixo índice, o trabalho de orientação é importante, pois muitos pedestres não são condutores e por isso não conhecem as regras de trânsito. Desta forma, o motorista tem que estar atento as pessoas que estão na rua, pois ele também é um pedestre.

Nas rodovias que dão acesso ao litoral do estado, o registro de atropelamento é maior quando existem vilarejos nas proximidades. É o caso da PR407 que liga a BR277 a Pontal do Paraná: de acordo com a concessionária Ecovia, em 2008 foram registrados sete atropelamentos com dois mortos, enquanto na PR508, que dá acesso a Matinhos, no mesmo período, foi registrado apenas um acidente envolvendo pedestre.

Assessoria de Imprensa