Blitze educativas do Detran orientam pais e crianças na porta das escolas em Curitiba 20/02/2008 - 10:30

As blitze de volta às aulas realizadas pelo Detran/PR em conjunto com o Batalhão da Polícia de Trânsito (BPTran) vão prosseguir até sexta-feira (22). Durante os horários de entrada e saída das escolas de Curitiba, pais e alunos são orientados para um trânsito mais seguro. “Educar as crianças é uma forma de ter um trânsito mais seguro no futuro. Elas são ótimas aliadas para a fiscalização do bom comportamento dos pais no trânsito”, analisa o diretor geral do Detran, coronel David Antonio Pancotti.

Muitas crianças já vêm preparadas de casa com orientação correta de trânsito. “Sempre falo para o meu filho usar o cinto de segurança e ele me cobra bastante também. Está sempre de olho na minha velocidade, se estou com o cinto e qualquer deslize ele me chama a atenção. E aprendeu tudo isso vendo a mãe me corrigir”, conta o aposentado Danilo Vasco Garcia.

Os pais aprovam as blitze. “A idéia é excelente. Sempre abro e fecho a porta do meu carro com cuidado, peço para as crianças usarem o cinto de segurança, mas alguns pais com seus filhos não respeitam a gente e nem as regras de trânsito. Talvez essas campanhas possam mudar o comportamento dessas pessoas”, analisa Tânia Sereda, corretora de imóveis.

A opinião de Tânia coincide com a de outras pessoas. “Tem muita gente que não tem consciência sobre o trânsito e essas atividades são importantes para mudar a atitude dessas pessoas”, diz a secretária Marize Hamann, que às vezes busca os sobrinhos na escola.

Serviço:
Horários: Das 7 às 8h30