AND reivindica participação no Conselho Nacional de Trânsito 27/03/2013 - 16:00

A Associação Nacional de Detrans (AND) recebeu apoio dos membros do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) à sua reivindicação de assento nesta instância do Sistema Nacional de Trânsito. A oficialização do pedido foi feita pelo vice-presidente da AND e diretor-geral do Detran do Paraná, Marcos Traad, e teve manifestação positiva de todos os conselheiros presentes na reunião desta quarta-feira (27), em Brasília.

Segundo Traad, a Associação quer aumentar suas ações junto aos órgãos de trânsito, a começar pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), com o qual já foi estabelecida uma parceria. “Queremos participação nas decisões que deverão ser implementadas pelos Detrans nos Estado, pois eles estão mais próximos do dia a dia da população”, explicou.

O diretor sugeriu ainda uma maior representação dos órgãos municipais de trânsito e ressaltou a importância de valorização e fortalecimentos e estímulo à sua criação pelos municípios brasileiros. “No Paraná, esta tem sido uma preocupação e temos discutido isso diretamente com prefeitos e presidentes de câmaras de vereadores, em reuniões entre equipes e em seminários”, contou.

Para o presidente do Contran e do Denatran, Antonio Cláudio Portella Serra, o pedido deve ser apoiado, considerando a necessidade dos Detrans e das secretarias municipais de trânsito participarem das discussões e decisões de leis e normas que eles próprios terão que aplicar.

O conselheiro Jerry Adriane Dias Rodrigues, representante do Ministério da Justiça, também se manifestou favorável à solicitação da AND. “Vale lembrar que o Projeto de Lei 2872, que tramita na Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados já prevê a inclusão das representações dos Detrans e dos órgãos municipais no Conselho”, destacou.

Rone Evaldo Barbosa, conselheiro representante do Ministério dos Transportes, reforçou que, o mesmo precisa ser feito em relação ao Contran e os Conselhos Estaduais de Trânsito (CETRANs). “Devemos nos envolver mais, inclusive para discutirmos a uniformização de procedimentos”, acrescentou.