Vencedor da categoria infantil do concurso de desenho sobre trânsito recebe prêmios 29/11/2019 - 08:10

O vice-governador Darci Piana recebeu nesta quinta-feira (28), no Palácio Iguaçu, o vencedor da categoria infantil do concurso de Natal da concessionária Arteris. Eduardo Kuzeratski, 7 anos, morador de Quitandinha, Região Metropolitana de Curitiba, bateu cerca de três mil concorrentes do Paraná e de Santa Catarina na categoria que engloba o ensino infantil e o 1º ano do ensino fundamental. O encontro foi organizado pelo diretor de gestão de pessoas e da Escola Pública de Trânsito (EPT) do Detran, Mário Marques Guimarães Neto, o Marinho.

“Eu desenhei uma vez, depois pintei e a professora disse que não ficou bom. Depois fiz outro, a professora passou alguns vídeos, e fizemos de novo. Eu fiz, pintei e outro dia eu ganhei. Mostrei o trânsito e o Natal”, destacou a criança no encontro com o vice-governador.

O desenho mostra a organização ideal do trânsito, com placa, calçada, semáforo, faixa de pedestre, rua asfaltada e parque lateral, todas decoradas com requintes natalinos e personagens vestidos de Papai Noel. Eduardo Kuzeratski recebeu um notebook e a Escola Municipal Padre Antonio, onde estuda, uma caixa de som portátil.

O concurso é promovido pelo Projeto Escola Arteris e selecionou seis desenhos por categoria e por escola (municipal ou estadual) em 17 municípios. Além de Kuzeratski, paranaenses de Campo do Tenente e de Rio Negro ganharam nas categorias 2º ao 5º ano do ensino fundamental e educação especial (Apae). Os cartões de natal serão distribuídos na semana que antecede o Natal em todas as praças de pedágio da Arteris nos dois estados.

De acordo com o diretor do Detran, o engajamento destes alunos mostra que a educação de trânsito é eficaz. "É muito importante que estas crianças que já cresçam sabendo que não podem ser imprudentes no trânsito e elas têm um papel importante na família, pois educam os pais, familiares, alertando-os quando cometem alguma infração", comenta Marinho.

“A gente sabe a dimensão do projeto, quantos alunos participam, é uma emoção muito grande. É um orgulho para toda a família. O Eduardo sempre foi muito dedicado naquilo que faz”, afirmou a mãe dele, Daiane Suelen Kuzeratski. “Depois desse concurso ele orienta a irmã a ir na cadeirinha, alerta das regras de trânsito, do uso do cinto de segurança. As crianças de hoje serão os motoristas de amanhã, o intuito é diminuir o número de acidentes”.

Segundo a prefeita de Quitandinha, Maria Júlia Wojcik, a premiação referenda a iniciativa de conversar sobre segurança no trânsito com as crianças. “É um filho de um produtor, pessoa simples. E hoje em dia ele não deixa mais ninguém sem cinto de segurança. É muito importante para aprender a trafegar de forma responsável. A segurança no trânsito melhora tudo”, afirmou.

A pedido do vice-governador, os desenhos paranaenses premiados serão divulgados na Escola Pública de Trânsito para incentivar a conscientização e a promoção de cidadania.

PROJETO - O Projeto Escola Arteris tem 18 anos. Ele tem dois braços (trânsito e meio ambiente) e como lemas “Educar para Humanizar o Trânsito” e “Aprenda, Proteja e Viva”. Seu objetivo é a valorização da vida e o respeito ao espaço público.

O projeto está presente nas oito concessionárias do grupo, sendo três em São Paulo (Centrovias, Intervias e ViaPaulista) e cinco concessões federais (Fernão Dias, Fluminense, Litoral Sul, Planalto Sul e Régis Bittencourt). Atualmente ele atende mais de 315 mil alunos, 664 escolas, 18 mil professores e 156 municípios em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Com AEN