Detran participa de audiência pública que discute alternativas para maior segurança nas rodovias do Paraná 04/10/2017 - 16:51
Nesta quarta-feira (4), o diretor geral do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) participou de uma audiência pública no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para debater alternativas que aumente a segurança nas rodovias. Representantes das concessionárias de pedágio, de órgãos do poder público e das polícias rodoviárias federal e estadual, bem como da polícia civil, estiveram presentes.
“Dados da Policia Rodoviária Federal apontam que houve uma diminuição no número de acidentes nos últimos dez anos. Mas, a situação ainda é preocupante, por isso, debater alternativas que priorizem a vida é fundamental. O Detran em conjunto com os demais órgãos de trânsito tem se comprometido a aumentar as fiscalizações e investir na sinalização para que os números reduzam cada vez mais”, afirma o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.
Ficou definida a formação de uma frente parlamentar específica para tratar do assunto mais amplamente, com reuniões periódicas. Dentre algumas iniciativas já apresentadas para aumentar a segurança, uma delas foi promovida pela Agência Reguladora do Paraná (Agepar).
O diretor-presidente do órgão, Cezar Augusto Silvestri, ressaltou que ainda no primeiro semestre foi baixada uma resolução que prevê melhor sinalização da pista no caso de obras ou acidentes. A previsão é de que as concessionárias se adequem às exigências da resolução até o final do mês de novembro.
A sinalização na pista por parte das concessionárias deve ocorrer a uma distância de 1.500 metros do acidente ou de eventuais obras no trecho. Além disso, a normativa prevê placas luminosas e a ronda de motocicletas com giroflex ligado em mil metros do final da fila nos casos de congestionamentos na rodovia.
“Esta resolução pretende melhorar a prevenção de acidentes e informar os motoristas sobre intervenções na pista. Ou seja, há previsão de que em 2.500 metros o motorista tenha conhecimento de acidente ou de obras. Isso evita o engavetamento e futuras tragédias. No caso de descumprimento, as concessionárias poderão ser multadas ou autuadas”, afirmou Silvestri.
O diretor regional da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), João Chiminazzo Neto, apresentou um panorama do trabalho de prevenção e atendimento de acidentes nas estradas. Ele destacou que um Comitê de Segurança interno, com diversos profissionais técnicos, engenheiros e peritos, avalia permanentemente a situação das estradas e que nos últimos cinco anos, a média de atendimento foi de 420 veículos ao dia, por problemas mecânicos.
“Já constatamos que 92% dos acidentes acontecem por fatores humanos e 4% por falhas mecânicas. Temos trabalhado efetivamente para melhorar o atendimento e as condições de trafegabilidade nas estradas. Até as concessões, as rodovias eram muito precárias, problemáticas e ainda mais perigosas. Adotamos como política este comitê, que atua na engenharia de tráfego, na educação dos motoristas, com campanhas fortes de segurança e de fiscalização”.
Os deputados Nelson Luersen (PDT), Evandro Araújo (PSC), Tercílio Turini (PPS) e Marcio Pacheco (PPL) também compareceram à audiência, além de diretores e gerentes das concessionárias Caminhos do Paraná, Rodonorte, Econorte, Ecovia e Ecocataratas; do diretor de operações do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Paulo Montes Luz.
“Dados da Policia Rodoviária Federal apontam que houve uma diminuição no número de acidentes nos últimos dez anos. Mas, a situação ainda é preocupante, por isso, debater alternativas que priorizem a vida é fundamental. O Detran em conjunto com os demais órgãos de trânsito tem se comprometido a aumentar as fiscalizações e investir na sinalização para que os números reduzam cada vez mais”, afirma o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.
Ficou definida a formação de uma frente parlamentar específica para tratar do assunto mais amplamente, com reuniões periódicas. Dentre algumas iniciativas já apresentadas para aumentar a segurança, uma delas foi promovida pela Agência Reguladora do Paraná (Agepar).
O diretor-presidente do órgão, Cezar Augusto Silvestri, ressaltou que ainda no primeiro semestre foi baixada uma resolução que prevê melhor sinalização da pista no caso de obras ou acidentes. A previsão é de que as concessionárias se adequem às exigências da resolução até o final do mês de novembro.
A sinalização na pista por parte das concessionárias deve ocorrer a uma distância de 1.500 metros do acidente ou de eventuais obras no trecho. Além disso, a normativa prevê placas luminosas e a ronda de motocicletas com giroflex ligado em mil metros do final da fila nos casos de congestionamentos na rodovia.
“Esta resolução pretende melhorar a prevenção de acidentes e informar os motoristas sobre intervenções na pista. Ou seja, há previsão de que em 2.500 metros o motorista tenha conhecimento de acidente ou de obras. Isso evita o engavetamento e futuras tragédias. No caso de descumprimento, as concessionárias poderão ser multadas ou autuadas”, afirmou Silvestri.
O diretor regional da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), João Chiminazzo Neto, apresentou um panorama do trabalho de prevenção e atendimento de acidentes nas estradas. Ele destacou que um Comitê de Segurança interno, com diversos profissionais técnicos, engenheiros e peritos, avalia permanentemente a situação das estradas e que nos últimos cinco anos, a média de atendimento foi de 420 veículos ao dia, por problemas mecânicos.
“Já constatamos que 92% dos acidentes acontecem por fatores humanos e 4% por falhas mecânicas. Temos trabalhado efetivamente para melhorar o atendimento e as condições de trafegabilidade nas estradas. Até as concessões, as rodovias eram muito precárias, problemáticas e ainda mais perigosas. Adotamos como política este comitê, que atua na engenharia de tráfego, na educação dos motoristas, com campanhas fortes de segurança e de fiscalização”.
Os deputados Nelson Luersen (PDT), Evandro Araújo (PSC), Tercílio Turini (PPS) e Marcio Pacheco (PPL) também compareceram à audiência, além de diretores e gerentes das concessionárias Caminhos do Paraná, Rodonorte, Econorte, Ecovia e Ecocataratas; do diretor de operações do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Paulo Montes Luz.