Detran participa de audiência pública que discute alternativas para maior segurança nas rodovias do Paraná 04/10/2017 - 16:51

Nesta quarta-feira (4), o diretor geral do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) participou de uma audiência pública no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para debater alternativas que aumente a segurança nas rodovias. Representantes das concessionárias de pedágio, de órgãos do poder público e das polícias rodoviárias federal e estadual, bem como da polícia civil, estiveram presentes.

“Dados da Policia Rodoviária Federal apontam que houve uma diminuição no número de acidentes nos últimos dez anos. Mas, a situação ainda é preocupante, por isso, debater alternativas que priorizem a vida é fundamental. O Detran em conjunto com os demais órgãos de trânsito tem se comprometido a aumentar as fiscalizações e investir na sinalização para que os números reduzam cada vez mais”, afirma o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Ficou definida a formação de uma frente parlamentar específica para tratar do assunto mais amplamente, com reuniões periódicas. Dentre algumas iniciativas já apresentadas para aumentar a segurança, uma delas foi promovida pela Agência Reguladora do Paraná (Agepar).

O diretor-presidente do órgão, Cezar Augusto Silvestri, ressaltou que ainda no primeiro semestre foi baixada uma resolução que prevê melhor sinalização da pista no caso de obras ou acidentes. A previsão é de que as concessionárias se adequem às exigências da resolução até o final do mês de novembro.

A sinalização na pista por parte das concessionárias deve ocorrer a uma distância de 1.500 metros do acidente ou de eventuais obras no trecho. Além disso, a normativa prevê placas luminosas e a ronda de motocicletas com giroflex ligado em mil metros do final da fila nos casos de congestionamentos na rodovia.

“Esta resolução pretende melhorar a prevenção de acidentes e informar os motoristas sobre intervenções na pista. Ou seja, há previsão de que em 2.500 metros o motorista tenha conhecimento de acidente ou de obras. Isso evita o engavetamento e futuras tragédias. No caso de descumprimento, as concessionárias poderão ser multadas ou autuadas”, afirmou Silvestri.

O diretor regional da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), João Chiminazzo Neto, apresentou um panorama do trabalho de prevenção e atendimento de acidentes nas estradas. Ele destacou que um Comitê de Segurança interno, com diversos profissionais técnicos, engenheiros e peritos, avalia permanentemente a situação das estradas e que nos últimos cinco anos, a média de atendimento foi de 420 veículos ao dia, por problemas mecânicos.

“Já constatamos que 92% dos acidentes acontecem por fatores humanos e 4% por falhas mecânicas. Temos trabalhado efetivamente para melhorar o atendimento e as condições de trafegabilidade nas estradas. Até as concessões, as rodovias eram muito precárias, problemáticas e ainda mais perigosas. Adotamos como política este comitê, que atua na engenharia de tráfego, na educação dos motoristas, com campanhas fortes de segurança e de fiscalização”.

Os deputados Nelson Luersen (PDT), Evandro Araújo (PSC), Tercílio Turini (PPS) e Marcio Pacheco (PPL) também compareceram à audiência, além de diretores e gerentes das concessionárias Caminhos do Paraná, Rodonorte, Econorte, Ecovia e Ecocataratas; do diretor de operações do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Paulo Montes Luz.