Detran Fácil atinge marca de um milhão de atendimentos 09/06/2014 - 11:02

O Departamento de Trânsito do Paraná chega nesta semana a marca de um milhão de serviços realizados através do sistema Detran Fácil. Isso significa que, desde o lançamento, em maio de 2011, o Governo do Paraná tirou 1.023.564 pessoas dos balcões de atendimento, diminuiu a burocracia nos processos e reduziu em até duas horas o tempo de espera em algumas unidades da autarquia.

O uso dos serviços online aumentou mais de 800% nos últimos 36 meses. A média mensal de acessos cresceu gradativamente. No primeiro ano eram cerca de 6 mil serviços solicitados por mês. Em 2012, o número dobrou (13 mil); Em 2013, triplicou (39 mil). Em 2014, já são mais de 77,5 mil acessos mensais.

A plataforma envolve o site, terminais de autoatendimento e TV Digital. “O Detran Fácil integra diversos serviços com maior demanda entre os usuários. Alcançar um milhão de atendimentos reforça que estamos no caminho certo, facilitando a vida do cidadão paranaense e evitando o deslocamento até uma sede física. A expectativa é de que o número de serviços via Detran Fácil dobre neste ano, na comparação com 2013”, garante o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

A marca envolve apenas os cinco principais serviços disponíveis na tecnologia: emissão definitiva da Carteira da Nacional de Habilitação (CNH), segunda via da CNH, Permissão Internacional para Dirigir, Renovação da CNH e Segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). O Detran Fácil permite ainda realizar consultas e tirar extratos de multas e pontuação.

SERVIÇOS: Em alguns casos, os serviços online respondem por mais da metade do total de processos, superando a modalidade presencial. Na Emissão de CNH definitiva, por exemplo, o Detran Fácil atendeu 57% do 698.259 total de documentos emitidos desde 2011.

Dos motoristas que solicitaram a Permissão Internacional para Dirigir (PID) no período, mais de 71% usaram a internet. Na segunda via da habilitação, 49,5% dos processos foram digitais e não exigiram deslocamento dos condutores.

A agilidade nos serviços é a principal vantagem apontada pelos usuários do sistema. O curitibano Antônio Silvia, de 75 anos e que é motorista há 50 anos e por diversas vezes precisou se deslocar de um bairro para o outro para realizar a marcação do exame médico, para renovar a habilitação. “Agora não preciso mais me preocupar com deslocamento, minha filha agendou tudo pela internet, foi muito mais fácil e rápido”, garante.

A estudante Gabriela Alcoforado, de 18 anos, conta que os serviços de autoatendimento são práticos e que o Detran Fácil permite até mesmo consultas aos resultados de prova teórica logo após o fim do exame. “Acho muito interessante porque não ficamos na expectativa de saber o resultado e também não preciso retornar outro dia. Fiz a consulta no autoatendimento, no próprio Detran”, ressalta.

IMPACTO: As facilidades para o usuário refletem diretamente no trabalho dos servidores do Detran, como relata a supervisora de biometria Otilia Dalprá, funcionária há 25 anos. “Agora os usuários fazem as solicitações pela internet ou nos totens, isso libera o servidor para os atendimentos que precisam ser presenciais. É muito melhor, agiliza nosso atendimento no balcão e diminui a espera”, justifica.

Segundo o servidor Evaldon Leandro Ribeiro da Costa, que faz parte do corpo funcional do Detran há 11 anos, quando os usuários deixam de ir a uma sede física do órgão, há uma economia de tempo no atendimento e nos demais setores, como revisão de processos, por exemplo. “O Detran Fácil é uma conquista de todos, um grande avanço”, reforça.

AUTOATENDIMENTO - O Detran possui hoje 137 terminais de autoatendimento distribuídos em Ciretrans e locais de grande circulação, como shoppings, mercados e prefeituras, em 93 cidades do Estado. Ao longo de três anos, foram realizados 341 mil serviços via Detran Fácil nos equipamentos. A previsão é que até o fim de 2014 sejam 300 terminais em funcionamento, com possibilidade de pagamento de guias pelo cartão de débito.