Detran/PR conscientiza pais sobre a importância do uso da cadeirinha 24/05/2006 - 09:20

Abordagem será feita por médicos da Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) e a Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica (SBOP) realizam nesta quinta-feira (25), em Curitiba, a Campanha Criança Protegida no Carro. O objetivo é conscientizar os pais e responsáveis sobre a importância do uso da cadeirinha de segurança em crianças de até 10 anos. A campanha será realizada na entrada e saída dos alunos de três escolas de ensino fundamental e a abordagem será feita por médicos da SBOP.

Segundo o diretor geral do Detran/PR, Coronel David Antônio Pancotti, a campanha chega num momento em que o assunto está sendo amplamente discutido pela sociedade, em função do grave acidente ocorrido em Minas Gerais, no qual apenas um bebê de seis meses sobreviveu, porque estava, justamente, usando a cadeirinha de segurança. "Esse acidente comoveu o país inteiro e dá força às discussões nacionais para tornar obrigatório o uso da cadeirinha", diz.

Pancotti explica que, hoje, a legislação não obriga o uso específico da cadeirinha, mencionando apenas que crianças de até 10 anos devem ser transportadas no banco de trás e utilizar, individualmente, cinto de segurança ou sistema de retenção equivalente (Resolução nº 15/98, do Conselho Nacional de Trânsito). "Com isso, a decisão de transportar a criança na cadeirinha depende mais da consciência dos pais e é por isso que estamos realizando esta campanha", diz o diretor geral do Detran/PR.

Mesmo sendo a legislação flexível, ainda são muitos os pais que transportam os filhos no banco da frente ou sem cinto de segurança no banco de trás. Em 2005, 2.908 pessoas foram multadas por transportar crianças sem observar as normas de segurança no Paraná. A infração, prevista no artigo 168 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é gravíssima, com pena de sete pontos na carteira, multa de R$ 191,54 e retenção do veículo até sanar irregularidade.

Mais significativas são as mortes de crianças em acidentes. No ano passado, 58 crianças de zero a nove anos morreram em acidentes de trânsito no Paraná. Outras 2.401 ficaram feridas. O presidente da SBOP, Edílson Forlin, afirma que os acidentes de tráfego são responsáveis por 33% das mortes de crianças com idade superior a um ano e as batidas de automóvel em que a criança não está acomodada adequadamente representam 16% dos acidentes fatais. "Outro alerta é que a maioria dos acidentes ocorrem em trajetos curtos, como no caminho de casa para a escola", diz.

Campanha Criança Protegida no Carro - Quinta (25)

11h50 - Colégio Dom Bosco (Av. Visconde de Guarapuava, 5.581)
13h30 - Escola Estadual Aline Picheth (R. Eurípedes G. Nascimento, 921 - Centro Cívico)
17h40 - Colégio Marista Paranaense (R. Bispo Dom José, 2.674)