Denatran abre inscrições para o Prêmio de Educação para o Trânsito 26/04/2006 - 09:30

Premiação incentiva a sociedade a discutir e a pensar sobre o trânsito

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) abre amanhã (27) as inscrições para o VI Prêmio Denatran de Educação para o Trânsito. Voltado a alunos dos ensinos fundamentais e médio, educadores, profissionais do trânsito e da comunicação, o prêmio tem como objetivo incentivar a sociedade a refletir sobre o trânsito.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 10 de maio. O formulário para a inscrição está disponível no site www.denatran.gov.br e deve ser entregue nas secretarias municipais de educação. São três etapas seletivas (municipal, estadual e nacional) e quatro categorias (Estudante, Educador, Profissionais da Comunicação e Programa de Educação para o Trânsito). A categoria Estudante ainda é dividida em oito subcategorias (Educação Infantil, 1ª e 2ª séries, 3ª e 4ª séries, 5ª e 6ª séries, 7ª e 8ª séries, Ensino Médio, Educação Especial e Aluno Universitário).

Os três melhores colocados de cada categoria da etapa municipal, que acontecerá entre os dias 29 e 31 de maio nos respectivos municípios, receberão certificados e participarão da etapa estadual, marcada para o dia 26 de junho, em Curitiba. Apenas os primeiros colocados do Estado participarão da seleção nacional, que dará aos vencedores prêmios em dinheiro, além de placas de homenagem. As instituições de ensino dos alunos e dos professores premiados também recebem homenagens.

Paranaenses - No ano passado, a estudante curitibana Sabrina Rojas de Andrade, com então 9 anos, concorreu na etapa nacional com a música "O Rap do Trânsito" e ficou em segundo lugar na categoria Estudante de 3º e 4º série. O trabalho de Sabrina pedia a conscientização dos motoristas e pedestres para melhorar o trânsito.

Segundo o diretor geral do Detran/PR, Coronel David Antônio Pancotti, o trânsito precisa ser inserido o quanto antes na formação das crianças, para que elas cresçam sendo motoristas e pedestres mais conscientes. "Toda ação de conscientização voltada aos motoristas é válida, porém mais difícil de obter resultados, pois os adultos são mais resistentes a mudanças de comportamento. Com as crianças, o caminho é mais longo mas certamente é o que traz mais resultados", afirma.